Terça, 01 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Outubro Rosa Câncer de Mama

Outubro Rosa: contra o câncer de mama, o melhor remédio é a prevenção

CMPC Feira de Santana

05/10/2022 17h07 Atualizada há 3 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Edvaldo Peixoto
Edvaldo Peixoto

Mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama e o Conectado News não poderia ficar de fora dessa campanha tão importante. Entrevistamos a coordenadora do CMPC (Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez), a enfermeira Tâmara Borges, que trouxe dicas de prevenção e informações sobre a doença.

CN – O que é o câncer de mama? 

Tâmara Borges – O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais na mama.

CN – Qual a importância do autoexame para a mulher? 

Tâmara Borges - O autoexame possibilita a correta detecção da doença no estado inicial, favorecendo os tratamentos iniciais, com maior chance de cura. 

CN – Quais as medidas de prevenção?

Tâmara Borges - Praticar atividade física, não ingerir bebida alcoólica, tabagismo, são algumas medidas que podem diminuir a prevalência do câncer de mama. 

CN – Qual a programação da Prefeitura de Feira para o outubro rosa? 

Tâmara Borges - Estamos durante todo mês de outubro com o exame preventivo, ultrassom mamária, mamografia, ultrassom transvaginal, e alguns exames complementares, a marcação é feita por telefone através do número (75) 3602-7340 ou através do e-mail outubrorosa@fhfs.ba.gov.br, as marcações são por telefone e e-mail para evitar filas, e todas as pacientes estarão agendadas em dia e horário correto. 

CN - Quanto mais cedo se identificar esses nódulos nos seios, maiores as chances de cura? 

Tâmara Borges - O câncer de mama é o segundo na lista, perdendo só para o de pele melanoma. Qualquer sinal de caroço, nódulo, indolor geralmente, saída de líquido espontânea dos mamilos, pele da mama avermelhada, deve-se estar alerta e procurar uma unidade de saúde, e a importância do autoexame mensal, sempre uma semana após a menstruação, para que essa mulher possa detectar qualquer tipo de alteração da sua mama, por isso, que quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais cedo a prevenção e a chance de cura será bem maior. 

CN – Há dados sobre a doença em Feira?

Tâmara Borges – De janeiro até 30 de setembro aqui no CMPC foram registrados 47 casos de câncer de mama. 

Reportagem: Edvaldo Peixoto e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.