As apostas nas bolsas de valores, nas bancas do jogo do bicho, nas loterias na rifa, seja lá onde for, o toma lá dá cá está em alta em Feira de Santana, nesse 2 º das eleições onde os petistas e emedebistas duelam nessa disputa eleitoral depois de 24 anos. E os “bobinhos” ,pra não dizer sabidinhos, estão negociando e sendo negociados nesses jogos.
O que se escuta são alguns dizendo: “quero secretarias, quero DA 1, quero DA 2 para ajudar meus apoiadores”, entretanto o que querem mesmo é encher os próprios bolsos e, o povo que coloca essa gente no poder, continua sendo ignorado sem nenhum benefício. E no final quem vence o duelo das “quem cede mais ou quem atende os apelos”, “quem dá mais, quem dá mais, quem dá mais , quero o meu”. Nesse caso ai vai prevalecer o ditado popular “farinha pouca meu pirão primeiro” .
Como dizem que o jogo é para ser jogado, os dois lados estão jogando duro, 12 contra 12, como se fosse numa partida de futebol usando as regras do jogo, usam trio de arbitro e o VAR, para verificar se os jogadores estão cumprindo as regras. No caso da política, o PT fiscaliza o MDB que por sua vez faz a mesma coisa com o PT e, como em campeonato de futebol, quando abre a famosa janela de negociações em que os jogadores recebem ofertas fabulosas , podem trocar o time do seu “coração” e as vezes, aquele que os projetou profissionalmente, o vê beijando a camisa do outro time, que pode ser até o rival, dizendo que ama e darão o seu melhor pelo seus novos clubes, suas novas casas. Assim também está acontecendo nesse momento de troca troca de apoio, principalmente entre aqueles que mamaram nas “tetas da viúva” durante esses 20 anos em que José Ronaldo esteve no poder.
Na hegemonia de Ronaldo, muitas pessoas aproveitaram bem, pois empregaram pais, filhos, sobrinhos, marido, mulher aliados e alienados. Porém agora, com a possibilidade do PT chegar ao poder , ele(as) estão abandonando o barco antes que venha naufragar e com isso continuarão mamando por mais tempo. Alguns de forma descaradamente chegam apoiar os dois grupos ou dividem os votos em família e com isso, quem ganhar ,ele ou ela continua recebendo os benefícios do poder.
É como dizia Bob Marley em um trecho de uma das suas mais belas composições, “não tem o poder de amar, são amantes do poder”.
Por Luiz Santos
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 27°
Chuvas esparsas