A tradicional guerra de espadas em Cruz das Almas município localizado no recôncavo baiano deixou uma criança de 11 anos gravemente ferida na face, após receber atendimento médico em uma (UPA) Unidade de Pronto Atendimento naquele município, foi transferido para o Hospital Estadual da Criança (HEC) em Feira de Santana onde a criança permanece internada, o estado de saúde não foi divulgado.
Em 2011, a Vara Criminal de Cruz das Almas proibiu a guerra de espadas na cidade após ação pública do Ministério Público da Bahia solicitando a proibição. Em 2019, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luíz Fux proibiu a guerra de espadas na cidade de Senhor do Bonfim. Segue nota da Secretaria de Saúde do Município de Cruz das Almas.
NOTA
A Secretaria Municipal de Saúde de Cruz das Almas informa que procede a informação da criança atingida pela Espada de Fogo na noite dessa segunda-feira (13). O atendimento de urgência foi prestado na UPA da cidade, e com traumas na face, precisou ser transferida para o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana. Até o momento da transferência o estado de saúde era estável. A criança é um menino de 11 anos, que está sob a tutela do conselho tutelar, por situação de vulnerabilidade.
Apesar de toda a tradição por trás da guerra de espadas, o Ministério Público da Bahia reforça que a atividade é ilegal e passível de prisão. O artigo 16 da lei nº 10.826/03 considera que a posse, fabrico e detenção de artefatos explosivos e incendiários sem autorização ou em desacordo com a lei pode ser punido com prisão de três a seis anos e multa.
Reportagem: Hely Beltrão, com informações da ASCOM
População preta Bahia tem maior população preta do país, mas só um terço das cidades possui órgãos de igualdade racial
Acidente Carreta-tanque carregada com etanol e gasolina tomba na BR-242
Fim da escala 6x1 Secretário da SETRE defende o fim da escala 6x1
Acidente Vídeo: Mulher morre esmagada após ônibus escolar desgovernado colidir com trailer na Bahia
Operação Policial MPBA, PMBA e SEAP realizam operação conjunta na região de Paulo Afonso
Transfobia Bahia: Mulher trans vai receber indenização após ser chamada de “senhor” em ônibus 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 18° Máx. 30°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas