Beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) integrantes do SINTAGRI - Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola do Estado da Bahia vem reclamando de desconto indevido em suas aposentadorias, para uma ONG (Organização Não Governamental) segundo Reinaldo Freitas Sobrinho, presidente do Sindicato.
"Centenas de associados estão reclamando que o INSS de forma não autorizada está realizando um desconto para uma Federação de Agricultura Familiar da qual não temos conhecimento, não somos ligados a isso, isto está gerando um prejuízo para as pessoas e uma insatisfação muito grande, porque é um dinheiro que está sendo descontado sem autorização, o que pode ser caracterizado como uma fraude, por que isto está acontecendo? Quem autorizou? Nós não sabemos", disse.
Reinaldo disse também não saber se a situação ocorre em outros lugares no Brasil, apenas tem conhecimento no Estado e que o número de reclamações no mês passado foi maior, coincidentemente mês de recebimento do 13º dos aposentados.
"Em outros estados não temos conhecimento,, na Bahia está acontecendo em várias cidades. Começou aos poucos, porém no mês passado, com o recebimento do 13º, o que fizeram? Concentraram esse desconto agora, para as pessoas não percebessem esse desconto", afirmou.
Ainda segundo o sindicalista, o valor varia de pessoa para pessoa e que ainda não houve devolução dos valores," Varia de uma pessoa para outra, entre R$ 100 a R$160, a pessoa só descobre na maioria das vezes após 02 ou 03 meses. Não houve devolução, ao entrar em contato com o INSS, dizem que vão cortar o desconto através de processo interno, alguns casos já foram realmente suspensos, mas para recebimento retroativo deve -se entrar com uma ação, gastar dinheiro com advogado para impedir uma coisa que é totalmente irregular", finalizou.
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
População preta Bahia tem maior população preta do país, mas só um terço das cidades possui órgãos de igualdade racial
Acidente Carreta-tanque carregada com etanol e gasolina tomba na BR-242
Fim da escala 6x1 Secretário da SETRE defende o fim da escala 6x1
Acidente Vídeo: Mulher morre esmagada após ônibus escolar desgovernado colidir com trailer na Bahia
Operação Policial MPBA, PMBA e SEAP realizam operação conjunta na região de Paulo Afonso
Transfobia Bahia: Mulher trans vai receber indenização após ser chamada de “senhor” em ônibus 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 18° Máx. 30°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas