Sexta, 31 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Desconto Indevido

Denúncia: INSS realiza desconto indevido

SINTAGRI - Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola do Estado da Bahia

01/06/2022 10h24 Atualizada há 3 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto Acorda Cidade
Foto Acorda Cidade

Beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) integrantes do SINTAGRI - Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área Agrícola do Estado da Bahia vem reclamando de desconto indevido em suas aposentadorias, para uma ONG (Organização Não Governamental) segundo  Reinaldo Freitas Sobrinho, presidente do Sindicato.

"Centenas de associados estão reclamando  que o INSS de forma não autorizada está realizando um desconto para uma Federação de Agricultura Familiar da qual não temos conhecimento, não somos ligados a isso, isto está gerando um prejuízo para as pessoas e uma insatisfação muito grande, porque é um dinheiro que está sendo descontado sem autorização, o que pode ser caracterizado como uma fraude, por que isto está acontecendo? Quem autorizou? Nós não sabemos", disse.

Reinaldo disse também não saber se a situação ocorre em outros lugares no Brasil, apenas tem conhecimento no Estado e que o número de reclamações no mês passado foi maior, coincidentemente mês de recebimento do 13º dos aposentados.

"Em outros estados não temos conhecimento,, na Bahia está acontecendo em várias cidades. Começou aos poucos, porém no mês passado, com o recebimento do 13º, o que fizeram? Concentraram esse desconto agora, para  as pessoas não percebessem esse desconto", afirmou.

Ainda segundo o sindicalista, o valor varia de pessoa para pessoa e que ainda não houve devolução dos valores," Varia de uma pessoa para outra, entre R$ 100 a R$160, a pessoa só descobre na maioria das vezes após 02 ou 03 meses. Não houve devolução, ao entrar em contato com o INSS, dizem que vão cortar o desconto através de processo interno, alguns casos já foram realmente suspensos, mas para recebimento retroativo  deve -se entrar com uma ação, gastar dinheiro com advogado para impedir uma coisa que é totalmente irregular", finalizou.

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.