A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, apresentou redução de 64% nas mortes violentas, nos quatro primeiros meses de 2022. De janeiro a abril, o município que possui mais de 343 mil habitantes, segundo último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE), registrou 14 crimes violentos letais intencionais, uma média de 3,5 casos por mês. No mesmo período do ano passado foram contabilizadas 39 mortes violentas.
“Atribuímos essa redução a vários fatores, mas, sem dúvidas, a proximidade da Polícia Militar com a população tem um papel fundamental na redução desses índices. Nós atuamos em várias vertentes, no social, na prevenção e na repressão, e contamos muito com o apoio da população da cidade”, afirmou o comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste da Bahia (CPRSo), coronel Ivanildo Reis.
Além do policiamento ordinário realizado pelas 77ª, 78ª, 92ª Companhias Independentes da Polícia Militar, a Rondesp Sudoeste, a Operação Ronda Maria da Penha, a Base Comunitária de Segurança Nova Cidade e a Companhia Independente de Policiamento Especializado Sudoeste também atuam no trabalho ostensivo e preventivo. A população de Vitória da Conquista conta ainda com a ação da Patrulha Solidária, grupo do CPRSo voltado para o acolhimento de minorias com ações sociais.
O coordenador de Regional de Polícia do Interior de Conquista, delegado Fabiano Aurich, também credita a redução ao intenso trabalho de combate ao tráfico de drogas. “Combatemos, junto com a PM, a ação de quadrilhas que atuam com a venda de drogas, responsáveis pela maior parte das mortes cometidas na cidade”, declarou. Ele também lembrou que todos os crimes que fogem desse perfil foram elucidados, e os autores presos.isp Sudoeste
A tendência registrada na cidade de Vitória da Conquista segue a mesma de toda a Região Integrada de Segurança Pública Sudoeste, composta por 94 municípios. Em todos eles, foram contabilizados 21,4% casos de mortes violentas a menos nos quatro primeiros meses do ano. Foram 160, em 2021, e 126 este ano. Entre os municípios estão Jequié, Brumado, Guanambi e Itapetinga.
Fonte Ascom
Baía Baía de Todos-os-Santos: patrimônio histórico e ambiental completa 524 anos de batismo
Exoneração Ufba exonera professora que entrou com ação contra cotas em concurso
População preta Bahia tem maior população preta do país, mas só um terço das cidades possui órgãos de igualdade racial
Acidente Carreta-tanque carregada com etanol e gasolina tomba na BR-242
Fim da escala 6x1 Secretário da SETRE defende o fim da escala 6x1
Acidente Vídeo: Mulher morre esmagada após ônibus escolar desgovernado colidir com trailer na Bahia 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 35°
Tempo nublado