O pesquisador da Embrapa de Cruz das Almas, Nelson Fonseca, apresentou o seu projeto de produção de clones de umbuzeiro e de umbu-cajazeira para a região semiárida baiana a secretária agrária nacional do PT, Elisângela Araújo. O projeto pretende levar 300 mil mudas de umbuzeiro para 65 municípios baianos, em 17 territórios.
Elisângela, que é agricultora familiar e tem história ligada aos movimentos sociais do campo, vai fazer interlocução para implantação dos projetos para o desenvolvimento de sistemas de produção agrícola sustentáveis de base familiar. A ideia do pesquisador e da secretária é levar o projeto onde a cultura do umbu tem importância econômica. Os agricultores poderão agregar mais de R$ 20 mil com a fruta.
“A assistência da Embrapa é fundamental para o povo do campo, pois leva ao caminho da inovação, eficiência produtiva e competitividade”, disse Elisângela. A secretária agrária nacional do PT acredita que o projeto do professor Nelson Fonseca vai colaborar com o fortalecimento da agricultura familiar.
“A Embrapa é uma instituição que executa pesquisas para aumentar a produção e a produtividade, ajuda a reduzir os custos dos agricultores e colabora com a qualidade da produção. É a pesquisa científica colaborando com a vida das pessoas”, completou Elisângela, que defende a Embrapa como uma empresa pública brasileira.
Segundo o pesquisador, com o projeto vai ter aumento da área de cultivo no semiárido baiano e de material propagativo para a produção das mudas. “A nossa ideia é o projeto ser executado no segundo semestre deste ano. A nossa meta é que, a partir de 2026, teremos estrutura montada no semiárido baiano para a produção de 300 mil mudas por ano”. “A chegada de Elisângela vai nos ajudar com parcerias e na busca de investimentos para execução do projeto”.
Com a pesquisa, pretende-se também repovoar o semiárido baiano com o umbuzeiro. Pesquisadores da Embrapa já observaram a diminuição acentuada nos últimos anos. Essa redução pode estar relacionada ao déficit hídrico e à morte de plantas centenárias. “Não se encontram umbuzeiros jovens em áreas pastejadas da Caatinga”, disse Fonseca.
Ascom
Baía Baía de Todos-os-Santos: patrimônio histórico e ambiental completa 524 anos de batismo
Exoneração Ufba exonera professora que entrou com ação contra cotas em concurso
População preta Bahia tem maior população preta do país, mas só um terço das cidades possui órgãos de igualdade racial
Acidente Carreta-tanque carregada com etanol e gasolina tomba na BR-242
Fim da escala 6x1 Secretário da SETRE defende o fim da escala 6x1
Acidente Vídeo: Mulher morre esmagada após ônibus escolar desgovernado colidir com trailer na Bahia 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 35°
Tempo nublado