Sábado, 13 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Brasil Covid

Brasil: Mais de 100 mortes por Covid

Total de óbitos chegando a 617.647 desde o início da pandemia

17/12/2021 21h02
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Sergio Lima
Foto Sergio Lima

O Brasil registrou nesta sexta-feira (17) 126 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 617.647 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 131. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -33% e aponta tendência de queda.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta sexta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Cinco estados não tiveram registros de mortes nesta sexta-feira: AC, AP, CE, RR e SE.

Após um ataque hacker no site do Ministério da Saúde, no aplicativo e na página do ConecteSUS – plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a Covid-19 –na madrugada de sexta-feira (10), diferentes estados passaram a informar problemas para colher dados de casos e mortes dos sistemas do ministério. Nesta sexta, as secretarias de GO, MS, PB, RJ e TO não informaram novos dados.

É o 8º dia seguido com problemas apontados por diferentes estados na captação dos dados de casos e mortes desde o ataque.

No domingo (12), o ministério da Saúde informou que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Mas, no dia seguinte, o ministro Marcelo Queiroga disse que houve um novo ataque hacker. A previsão de estabilização dos sistemas, colocada para terça-feira (14) pelo ministro, não foi cumprida.

Evolução da média móvel de óbitos por Covid no Brasil nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Artes/g1

Evolução da média móvel de óbitos por Covid no Brasil nos últimos 14 dias. A variação percentual leva em conta a comparação entre os números das duas pontas do período — Foto: Editoria de Artes/g1

Veja a sequência da última semana na média móvel:

Sábado (11): 179

Domingo (12): 181

Segunda (13): 170

Terça (14): 151

Quarta (15): 150

Quinta (16): 145

Sexta (17): 131

Em 31 de julho, o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia, 22.207.358 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 4.222 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 3.505 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de -60% em relação aos casos registrados em duas semanas, indicando queda nos diagnósticos.

Em seu pior momento, a curva da média móvel nacional chegou à marca de 77.295 novos casos diários, no dia 23 de junho deste ano.

Mortes e casos de coronavírus no Brasil e nos estados

Mortes e casos por cidade

Veja como está a vacinação no seu estado

Brasil, 17 de dezembro

Total de mortes: 617.647

Registro de mortes em 24 horas: 126

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 131 (variação em 14 dias: -33%)

Total de casos confirmados: 22.207.358

Registro de casos confirmados em 24 horas: 4.222

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 3.505 (variação em 14 dias: -60%)

Estados

Em alta (5 estados e o DF): MT, DF, RN, RO, RR e PE.

Em estabilidade (3 estados): PA, SE e AM.

Em queda (13 estados): PI, AL, AP, BA, SP, SC, ES, PR, RS, MG, CE, MA e AC.

Não informaram (5 estados): GO, MS, PB, RJ e TO.

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás (entenda os critérios usados pelo g1 para analisar as tendências da pandemia).

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Vacinação

Dados também reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa mostram que 141.322.921 pessoas tomaram a segunda dose ou dose única de vacinas e, assim, estão totalmente imunizadas. Este número representa 66,25% da população. 14 estados não divulgaram dados da vacinação sete dias após ataque hacker ao Ministério da Saúde.

A dose de reforço foi aplicada em 22.618.133 pessoas, o que representa 10,6% da população.

160.555.061 pessoas, o que representa 75,27% da população, tomaram ao menos a primeira dose de vacinas.

Somando a primeira dose, a segunda, a única e a de reforço, são 324.496.115 doses aplicadas desde o começo da vacinação.

Veja a situação nos estados

PR: -35%

RS: -38%

SC: -27%

Sudeste

ES: -35%

MG: -45%

RJ: não informou

SP: -27%

Centro-Oeste

DF: +53%

GO: não informou

MS: não informou

MT: +150%

Norte

AC: -67%

AM: 0%

AP: -50%

PA: +11%

RO: +21%

RR: +17%

TO: não informou

Nordeste

AL: -25%

BA: -25%

CE: -49%

MA: -54%

PB: não informou

PE: +16%

PI: -21%

RN: +29%

SE: 0%

 

 

Fonte

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.