Resgatar a autoestima, proporcionar sentimento de felicidade e recuperar permanentemente a forma de suas mamas, são alguns dos benefícios da reconstrução mamária, após a mastectomia (retirada da mama) durante tratamento oncológico .
“A mama representa a feminilidade da mulher e com a retirada da mama, ela fica amputada, em todos os sentidos e os benefícios são grandes. Para evitar riscos é preciso operar em um local ideal, com profissional adequado e uma equipe médica capacitada”, afirma o médico cirurgião plástico Dr Cesar Kelly.
Estudos mostram que a reconstrução mamária não implica na recidiva do câncer de mama. Se a doença voltar não deve acarretar qualquer problema no diagnóstico ou tratamento.
“A reconstrução só poderá ser feita após liberação do oncologista e mastologista, porque muitas das vezes o paciente precisa passar por tratamentos complementares como a radioterapia e quimioterapia. Caso a doença retorne, a prioridade é manter a vida do paciente, tomando uma decisão conjunta com toda equipe médica, e se foi feita uma reconstrução com implante, ele é retirado e é dado um tempo de espera, para que a doença seja totalmente curada”, esclareceu Dr Cesar.
A reconstrução da mama após a mastectomia renova a autoconfiança da mulher e quem está pensando em fazer a cirurgia de reconstrução mamária, devem discutir com seu mastologista, oncologista e cirurgião plástico antes da mastectomia, isso possibilitará que a equipe cirúrgica planeje as melhores opções de tratamento para seu caso.
Ouça a entrevista completa com o médico médico cirurgião plástico Dr Cesar Kelly
Reportagem Engledy Braga
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas