Promover qualidade de vida, diagnosticar e prevenir alterações orais decorrentes do tratamento oncológico agudos ou tardios, são uma das principais funções do dentista oncológico.
De acordo com a dentista oncológica Dra Danielle Nobre, o profissional pode auxiliar o paciente, antes, durante e após tratamento de um câncer, tratando e amenizando os efeitos colaterais, “quando o paciente dá início ao tratamento, o médico oncologista encaminha para o dentista oncológico, para que possa adequar a cavidade bucal e preparar a boca desse paciente, para que, quando ele for iniciar o tratamento, esteja tudo certo”, disse a dentista.
Alguns quimioterápicos podem causar alterações na mucosa, podem alterar o paladar, diminuir o fluxo salivar e, essa alterações geram desconfortos. O dentista capacitado, realiza o acompanhamento especializado, assegurando uma qualidade bucal satisfatória.
“É um atendimento muito específico, a função da odontologia é dar um suporte para ajudar o paciente a se alimentar melhor e não interromper a quimioterapia. É uma qualidade de vida que o paciente oncológico merece ter”, afirmou Dra Danielle.
Ouça a entrevista com a dentista oncológica Dra Danielle Nobre
Reportagem Engledy Braga
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas