Uma pergunta inconveniente pode colocar um paciente oncológico em uma situação constrangedora. As palavras, muita das vezes, são ditas em forma de solidariedade e apoio, mas é necessário cuidado, para não magoar o outro.
“As pessoas falam sem intenção de magoar ou prejudicar, pelo contrário, mas isso acaba não acontecendo de forma gentil. O otimismo faz parte do tratamento, mas esse otimismo por parte de outras pessoas, podem acabar desvalorizando o momento que o paciente enfrenta”, explica a psicóloga Evelly Beatriz.
O paciente oncológico, precisa saber que não está sozinho, mas também, precisa ter seus momentos de silêncio respeitados. “Não é de bom tom, chamar a atenção para a aparência do indivíduo com câncer. As pessoas costumam dizer, “mais é só um cabelo”, para você pode ser só um cabelo, mas para aquela pessoa, pode ter outro significado. Muitas pessoas costumam falar que entende e sabe pelo que a pessoa está passando, mas é preciso entender, que a dor do indivíduo não é igual a sua”, explica Evelly
Nesta luta simbólica, não existe perdedor, nem ganhador, pois o câncer não define um vencedor. Segundo a médica oncológica, Dra Keilla Bittencourt dizer que um paciente perdeu a luta contra o câncer é desumano. “Isso dá a ideia que o paciente é um pouco culpado pela doença, na verdade não é, temos que ter muita cautela, oferecer mais ajuda e apoio , não fazer julgamentos, ou tentar comparar o câncer de uma pessoa com o de outra, porque cada indivíduo é único e cada câncer também tem um comportamento diferente”, afirma.
Essa pode ser uma situação muito delicada, mas, com informação e orientação, esse processo fica mais fácil.
Você pode ajudar, se colocar à disposição, mas sem invadir o espaço do outro, apoiando com carinho, amor e respeito e banir as seguintes frases da sua mente:
Nossa, você está ótima! Nem parece que está com câncer!;
Pelo menos, você está magra!;
Você engordou muito!;
Passa rápido, você não vai nem perceber;
Cabelo é o de menos;
Teu câncer pega?;
Isso [o câncer] deve ter sido uma mágoa muito grande que você não resolveu. É falta de perdão;
Ela perdeu na luta contra o câncer.
Reportgem Engledy Braga
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas