Terça, 01 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Outubro Rosa Outubro Rosa

"Dizer que um paciente perdeu a luta contra o câncer é desumano", afirma médica Keilla Bittencourt

Segundo a médica oncológica, Dra Keilla Bittencourt

16/10/2021 10h00 Atualizada há 4 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

Uma pergunta inconveniente pode colocar um paciente oncológico em uma situação constrangedora. As palavras, muita das vezes, são ditas em forma de solidariedade e apoio, mas é necessário cuidado, para não magoar o outro. 

“As pessoas falam sem intenção de magoar ou prejudicar, pelo contrário, mas isso acaba não acontecendo de forma gentil. O otimismo faz parte do tratamento, mas esse otimismo por parte de outras pessoas, podem acabar desvalorizando o momento que o paciente enfrenta”, explica a psicóloga Evelly Beatriz. 

O paciente oncológico, precisa saber que não está sozinho, mas também, precisa ter seus momentos de silêncio respeitados. “Não é de bom tom, chamar a atenção para a aparência do indivíduo com câncer. As pessoas costumam dizer, “mais é só um cabelo”, para você pode ser só um cabelo, mas para aquela pessoa, pode ter outro significado. Muitas pessoas costumam falar que entende e sabe pelo que a pessoa está passando, mas é preciso entender, que a dor do indivíduo não é igual a sua”, explica Evelly  

Nesta luta simbólica, não existe perdedor, nem ganhador, pois o câncer não define um vencedor. Segundo a médica oncológica, Dra Keilla Bittencourt dizer que um paciente perdeu a luta contra o câncer é desumano.  “Isso dá a ideia que o paciente é um pouco culpado pela doença, na verdade não é,  temos que ter muita cautela, oferecer mais ajuda e  apoio , não fazer julgamentos, ou tentar comparar o câncer de uma pessoa com o de outra, porque cada indivíduo é único e cada câncer também tem um comportamento diferente”, afirma. 

Essa pode ser uma situação muito delicada, mas, com informação e orientação, esse processo fica mais fácil. 

Você pode ajudar, se colocar à disposição, mas sem invadir o espaço do outro, apoiando com carinho, amor e respeito e banir as seguintes frases da sua mente: 

Nossa, você está ótima! Nem parece que está com câncer!;

Pelo menos, você está magra!;

Você engordou muito!; 

Passa rápido, você não vai nem perceber;

Cabelo é o de menos;

Teu câncer pega?; 

Isso [o câncer] deve ter sido uma mágoa muito grande que você não resolveu. É falta de perdão;

Ela perdeu na luta contra o câncer.

 

Reportgem Engledy Braga

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.