Diz a lenda que na política até boi voa, outros dizem que é igual a nuvem que você olha e ela está e de repente desaparece, ou há ainda quem diga que é arte de engolir sapos, unir inimigos e separar os amigos. Frases não faltam em nosso vocabulário popular para adjetivar a política brasileira, no entanto eu não sabia que a política era capaz de fazer “milagres”.
É verdade meu povo! Esse falso milagre está acontecendo em Feira de Santana, onde BRT (Bus Rapid Transit), depois de quase 10 anos de muitas idas e vindas, derrubadas de árvores, decisões judiciais para todos os lados, finalmente nessa terça feira 13\10, entrou para história do município feirense, o funcionamento em caráter experimental, dos ônibus não articulados com ar condicionado como foi prometido, propagado, planejado e projetado.
Quando afirmo que é a política está fazendo milagre é uma crítica contundente ao Sistema Integrado de Transporte explorado pelas duas empresas Rosa e São João que alegam enfrentar problemas financeiros para gerir o transporte público do município, e hoje véspera das eleições municipais colocaram esses ônibus para rodar gratuitamente durante 30 dias. Em minha opinião, isso não passa de propaganda política.
As estações de integração localizadas ao longo das avenidas João Durval Carneiro, Getúlio Vargas, Ayrton Sena e Nóide Cerqueira, viraram ao longo desses anos, abrigo para moradores em situação de rua, motel ao ar livre, depósito para materiais recicláveis e até estacionamento para carroceiros. Muito dinheiro público já foi investido nesse BRT, obras mal feitas onde constantemente vemos os profissionais da construção civil fazendo remendos.
Partindo do pressuposto de perguntar não ofende, será que esse “milagre eleitoral” feito a toque de caixa as pressas vai atender mesmo depois das eleições municipais dia 15\11? O BRT vai continuar funcionando ou vai parar para rever contratos, colocar mais alguns aditivos? Por que não colocaram esse BRT pra funcionar antes? Será que não houve tempo hábil ou faltou dinheiro ? Será que os usuários do transporte público só precisam dele agora? Será que os nossos candidatos vão circular no BRT pra fazer propaganda eleitoral como fizeram na época do extinto e falido SIT (Sistema Integrado de Transporte)?
Antes que os apaixonados digam que estou do lado A ou B, quero deixar claro que sou favorável ao BRT, desde que seja colocado como foi planejado lá atrás e não como estão fazendo agora nas coxas, as pressas. Espero está errado nessa análise sobre o BRT, pois quero queimar as minhas mãos, minha língua nessa crítica, visto que acredito que o tempo é o senhor da razão e prefiro dá tempo ao tempo e quem viver verá o resultado desse funcionamento de forma açodada e “milagrosa”.
Por Luiz Santos
Conectadonews.com.br
Foto: Secom/PMFS
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado