Terça, 09 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Polícia Novo batalhão

PM anuncia reestruturação com novo batalhão em Feira de Santana

Essas mudanças vêm acompanhadas de um processo natural de movimentação interna, com promoções e aposentadorias de oficiais, o que, segundo o coronel, provoca ajustes nos comandos das companhias.

09/09/2025 11h04
Por: Mayara Naylanne
Foto: Carlos Valadares
Foto: Carlos Valadares

A Polícia Militar da Bahia está passando por um processo de reestruturação que traz mudanças significativas para Feira de Santana e região. O comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), Coronel Miller, explicou que o município ganhará o 25º Batalhão da Polícia Militar, que irá substituir a atual 66ª Companhia Independente (CIPM).

Segundo o coronel, a nova estrutura faz parte do redesenho organizacional determinado pelo Comando de Operações da PM, que já iniciou o planejamento e alinhamento com as unidades envolvidas. “Hoje recebi a recomendação do Comando de Operações para iniciar o planejamento com as unidades que passarão a pertencer à nossa região e com aquelas que estão sendo criadas”, afirmou.

O novo 25º BPM será instalado no bairro Lagoa Grande, onde já existe uma estrutura que anteriormente pertencia à 66ª CIPM. A área tem cerca de 5 mil metros quadrados, incluindo o posto policial e o estacionamento. A visita técnica ao local foi feita recentemente com a presença do deputado Zé Neto e representantes da CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia).

Além da criação do novo batalhão, outras mudanças também estão previstas:

A RONDESP Leste, que hoje atua como companhia, será elevada à categoria de batalhão, passando a contar com um tenente-coronel no comando.

A MEAM (Base Avançada de Motopatrulhamento), que funcionava em Feira, será transferida para Conceição do Jacuípe, onde passará a atender também os municípios de Amélia Rodrigues, Teodoro Sampaio e Terra Nova — todos na área da BA-304.

A 67ª CIPM continuará responsável pelos distritos de Feira e também por municípios como São Gonçalo dos Campos, com sede mantida no bairro Tomba. Ela dividirá áreas com o novo 25º BPM e com a 65ª CIPM.

Essas mudanças vêm acompanhadas de um processo natural de movimentação interna, com promoções e aposentadorias de oficiais, o que, segundo o coronel, provoca ajustes nos comandos das companhias.

“Estamos aguardando apenas a nomeação dos novos oficiais que irão comandar os dois batalhões, além de outras mudanças que solicitamos ao Comando-Geral. Assim que isso for efetivado, colocaremos tudo em prática imediatamente”, garantiu o comandante.

A expectativa é que a nova configuração melhore ainda mais a cobertura do policiamento em Feira de Santana e região, otimizando o atendimento à população com estruturas mais modernas e bem distribuídas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.