Foi encontrado morto dentro do próprio veículo, na noite de sábado 12, no Ed. Valério de Carvalho, no bairro Campo Grande, em Salvador, o delegado baiano aposentado,Valdir Gomes Barbosa, 69 anos.
No veículo de Valdir foi encontrada a arma do policial. A causa da morte está sendo investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para remoção do corpo.
Gomes ocupou na polícia baiana relevantes cargos, entre eles o de delegado chefe, no comando de operações especiais. Coordenou dezenas de investigações de campo, capturou fugitivos da Justiça e solucionou casos importantes.
O delegado da elite da polícia baiana comandou diligências importantes. Entre elas, a recuperação das joias roubadas no apartamento do senador Antônio Carlos Magalhães, por uma quadrilha comandada por Rui Clementino da Silva, refinado e inteligentíssimo ladrão carioca; captura, em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, do empresário Otto Willy Jordan, fugitivo do sistema prisional da Bahia; captura, em Miami, nos Estados Unidos, do empresário Domingos Rosólia Neto, líder de um golpe milionário contra o Banco do Brasil; libertação da estudante Fernanda Viana, sequestrada em Salvador por Leonardo Pareja, um jovem bandido goiano de fugas sensacionais, que manteve a adolescente como refém no Hotel Samburá, em Feira de Santana.
Valdir também foi escritor, escreveu um livro de memórias - Saques e Tiros na Noite - onde relatou minuciosamente sua vida profissional e a participação nas principais missões especiais. Nas eleições de 2018, ele foi candidato a deputado estadual na Bahia pelo PPS, quando obteve 2.640 votos totalizados (0,04% dos votos válidos) mas não foi eleito.
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 26°
Chuva