Um incidente assustou profissionais e familiares no Hospital Maternidade Barão de Lucena, na Zona Oeste do Recife, na manhã desta segunda-feira (27). O teto da UTI neonatal desabou parcialmente e uma placa de gesso caiu sobre uma das incubadoras, onde havia um recém-nascido.
Felizmente, ninguém ficou ferido. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES), todos os bebês foram retirados do local em segurança e transferidos para outra unidade dentro do próprio hospital.
De acordo com relatos de funcionárias, o teto da UTI já apresentava rachaduras e infiltrações há meses. Uma das profissionais contou que ouviu estalos na estrutura momentos antes do desabamento.
“Fui ver se era alguma incubadora quebrando. Quando percebi, o teto já tinha caído. Se eu não tivesse saído na hora, teria caído em cima de mim”, relatou a funcionária à TV Globo.
O hospital possui duas UTIs neonatais. O desabamento ocorreu na UTI 2, e agora todos os bebês estão reunidos na UTI 1, que também, segundo relatos, apresenta sinais de infiltração.
Após o incidente, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) cobrou uma vistoria imediata e obras de manutenção na unidade. A SES informou que o forro será refeito e a sala só voltará a funcionar depois da emissão de um laudo de segurança garantindo as condições adequadas para profissionais e pacientes.
Apesar de ninguém ter se ferido, o caso acende um alerta sobre a estrutura dos hospitais públicos e o risco que problemas de manutenção podem representar em áreas sensíveis como UTIs neonatais.
Com informações do portal Oliberal
Vixe! “Dedada no reto” termina com facada e confusão entre casal
Vivo Telefonia O fim de uma era: Vivo encerra serviço de telefonia no Brasil
Presidência do CNP Procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, será o novo presidente do CNPG
casos de engasgo Diretrizes de primeiros socorros são atualizadas e mudam condutas em casos de engasgo
“contas laranjas” Bancos começam a cancelar “contas laranjas” e em bets irregulares
Governança do INSS Ex-diretor de governança do INSS depõe à CPMI sobre desvio de R$ 6,3 bilhões 
Mín. 19° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 33°
Tempo limpo