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O fim de uma era: Vivo encerra serviço de telefonia no Brasil

A decisão foi firmada em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por meio do Termo Único de Autorização.

27/10/2025 20h26 Atualizada há 1 hora
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto: Reprodução/Vivo
Foto: Reprodução/Vivo

A Vivo anunciou oficialmente que vai encerrar o serviço de telefonia fixa tradicional (STFC) no Brasil até 31 de dezembro de 2025, marcando o fim de uma era na comunicação brasileira. A decisão foi firmada em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por meio do Termo Único de Autorização, que transforma a operação da empresa em um modelo totalmente privado e digital.

Investimento bilionário e nova fase digital

Como parte do acordo, a Vivo vai investir R$ 4,5 bilhões na expansão da infraestrutura tecnológica. O valor inclui:

  • Redes de fibra óptica em 121 municípios;

  • Manutenção da telefonia fixa em cidades sem concorrentes até 2028;

  • Expansão da rede móvel para 649 localidades.

De acordo com o CEO da Vivo, Christian Gebara, o plano vai garantir uma transição responsável e moderna:

“Temos investimentos em cinco e dez anos, com cobertura móvel, fibra e continuidade dos serviços até 2028. Tudo isso faz parte da nova fase da Vivo”, afirmou o executivo.

Transição para a fibra e modernização das redes

O processo de migração dos clientes começa ainda neste ano, com a troca dos usuários da rede de cobre para a fibra óptica. A meta é transferir 1,2 milhão de clientes e, ao mesmo tempo, negociar 120 mil toneladas de cobre que deixarão de ser usadas na estrutura antiga.

Metade dos 1.900 imóveis e centrais usados pela telefonia fixa devem ser vendidos ou desativados, marcando uma grande mudança na forma como o serviço será prestado.

O que muda para o consumidor?

Na prática, o usuário da telefonia fixa tradicional verá uma migração gradual para novas tecnologias, com mais estabilidade e velocidade. Já o serviço de voz passará a ser oferecido por meio de soluções digitais e integradas à internet.

Com mais de 3,8 milhões de assinantes registrados em regime público no início de 2025, a Vivo encerra um ciclo histórico e abre caminho para uma nova fase da comunicação no país, mais conectada e 100% digital.

Com informações do portal Correio do Estado



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