A Vivo anunciou oficialmente que vai encerrar o serviço de telefonia fixa tradicional (STFC) no Brasil até 31 de dezembro de 2025, marcando o fim de uma era na comunicação brasileira. A decisão foi firmada em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por meio do Termo Único de Autorização, que transforma a operação da empresa em um modelo totalmente privado e digital.
Investimento bilionário e nova fase digital
Como parte do acordo, a Vivo vai investir R$ 4,5 bilhões na expansão da infraestrutura tecnológica. O valor inclui:
Redes de fibra óptica em 121 municípios;
Manutenção da telefonia fixa em cidades sem concorrentes até 2028;
Expansão da rede móvel para 649 localidades.
De acordo com o CEO da Vivo, Christian Gebara, o plano vai garantir uma transição responsável e moderna:
“Temos investimentos em cinco e dez anos, com cobertura móvel, fibra e continuidade dos serviços até 2028. Tudo isso faz parte da nova fase da Vivo”, afirmou o executivo.
Transição para a fibra e modernização das redes
O processo de migração dos clientes começa ainda neste ano, com a troca dos usuários da rede de cobre para a fibra óptica. A meta é transferir 1,2 milhão de clientes e, ao mesmo tempo, negociar 120 mil toneladas de cobre que deixarão de ser usadas na estrutura antiga.
Metade dos 1.900 imóveis e centrais usados pela telefonia fixa devem ser vendidos ou desativados, marcando uma grande mudança na forma como o serviço será prestado.
O que muda para o consumidor?
Na prática, o usuário da telefonia fixa tradicional verá uma migração gradual para novas tecnologias, com mais estabilidade e velocidade. Já o serviço de voz passará a ser oferecido por meio de soluções digitais e integradas à internet.
Com mais de 3,8 milhões de assinantes registrados em regime público no início de 2025, a Vivo encerra um ciclo histórico e abre caminho para uma nova fase da comunicação no país, mais conectada e 100% digital.
Com informações do portal Correio do Estado
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