Segunda, 27 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Política Deputado Bobô

Deputado Bobô diz que fazer política é mais difícil que jogar futebol

Bobô também destacou a importância de resgatar o chamado “futebol raiz”, aquele que revela talentos em campos amadores e competições locais, como o tradicional Intermunicipal.

27/10/2025 14h21 Atualizada há 14 minutos
Por: Mayara Naylanne Fonte: Conectado News
FOto: Onildo Rodrigues
FOto: Onildo Rodrigues

Ex-jogador e atual deputado estadual, Bobô (PCdoB) conversou com o Conectado News, da Rádio Sociedade, sobre os desafios da política, as transformações no futebol brasileiro e a importância do esporte para a juventude.

Ao comparar suas duas trajetórias, o parlamentar foi direto:“Jogar futebol é mais fácil, por incrível que pareça. A política é muito importante, porque ela nos dá a condição de, através de um mandato popular, construir políticas que atendam à população. A responsabilidade é maior e o trabalho é mais difícil, mas também mais significativo”, afirmou.

Leia também: Do amor à Gestão: o futebol brasileiro na era das SAFs

Bobô analisou as transformações no futebol desde o fim de sua carreira como atleta profissional. Segundo ele, o esporte se modernizou bastante em estrutura e gestão, mas perdeu parte de sua essência competitiva e popular.

“O futebol de hoje é totalmente diferente, muito mais moderno e profissionalizado. Mas há uma distância grande entre os clubes-empresa (SAFs) e os clubes tradicionais. Isso, de certa forma, tira o equilíbrio das competições”, avaliou.

O deputado comentou também o avanço das Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), modelo empresarial adotado por clubes em todo o país. Para ele, embora a profissionalização traga benefícios, é preciso cuidado para que o futebol não perca sua alma.

“Nem todas as SAFs são boas. As que são bem organizadas trazem resultados positivos. Mas o futebol pode perder um pouco da sua essência por conta desse caráter mais de negócio. A paixão do torcedor, porém, é inegociável. O torcedor não vende sua paixão”, disse, citando o Bahia como exemplo de clube que tem mantido bons resultados e grande presença de público.

O futebol raiz e o incentivo à juventude

Bobô também destacou a importância de resgatar o chamado “futebol raiz”, aquele que revela talentos em campos amadores e competições locais, como o tradicional Intermunicipal.

“Precisamos voltar ao futebol de base, ao futebol amador. Foi com esse futebol raiz que o Brasil conquistou cinco títulos mundiais e revelou os maiores jogadores da história. Hoje, os campos são todos modernos, mas isso muda a forma de aprender o domínio e o passe”, observou.

O parlamentar aproveitou para deixar uma mensagem de incentivo à juventude:“A garotada de hoje vive o seu momento. O esporte, não só o futebol, é uma oportunidade de mudança de vida. Se você tem talento, busque. O esporte transforma, abre portas e muda vidas para melhor”, concluiu.

Com informações: Onildo Rodrigues

Por: Mayara Nailanne 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
PODRES PODERES Há 1 hora Feira de Santana Jogar bola é DOM, onze contra onze , é treino, dedicação. Já a PHOLITHIKA é JOGO SUJO, conchavos, maracutaias tudo de podre acontece meio PHOLITHIKU.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.