O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (17) que confia no apoio dos Estados Unidos para buscar o fim da guerra contra a Rússia. A declaração foi dada após uma reunião com o presidente americano, Donald Trump, na Casa Branca, que ele classificou como “longa e produtiva”.
“Tenho certeza de que o presidente Trump quer encontrar caminhos para encerrar a guerra na Ucrânia. Discutimos também garantias de segurança para o nosso país”, disse Zelensky a jornalistas após o encontro.
Segundo o líder ucraniano, as negociações sobre possíveis mudanças territoriais são delicadas e complexas, mas ele ressaltou que o governo americano não deseja uma escalada do conflito. Zelensky ainda afirmou estar disposto a participar de negociações bilaterais ou trilaterais que possam aproximar as partes de um acordo de paz.
Em uma publicação na plataforma Truth Social, Trump descreveu o encontro como “muito interessante e cordial” e afirmou que “é hora de parar com a matança” e buscar uma solução pacífica no Leste Europeu.
“Já houve sangue demais derramado. Os limites territoriais estão sendo definidos pela guerra e pela coragem. Eles devem parar onde estão”, escreveu o presidente americano.
Mín. 19° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 39°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 34°
Chuva