Sábado, 18 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Policias, políticos

MP recomenda que policiais militares da ativa se desliguem de partidos políticos no oeste da Bahia

84 policiais militares da ativa devem se desligar de partidos políticos.

17/10/2025 19h28
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto: PM Bahia
Foto: PM Bahia

O Ministério Público da Bahia (MPBA) recomendou que 84 policiais militares da ativa — ou seja, que ainda estão em serviço — se desliguem de partidos políticos. Esses policiais atuam em unidades da região oeste do estado e continuam filiados a legendas partidárias, o que é proibido pela Constituição Federal e pelo Estatuto dos Policiais Militares da Bahia.

A irregularidade foi descoberta por meio de um levantamento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que identificou os nomes dos militares ainda vinculados a partidos. De acordo com o MPBA, a filiação política de policiais da ativa fere princípios como hierarquia, disciplina e neutralidade, que são fundamentais para o exercício da função policial.

A recomendação foi encaminhada no último dia 6 de outubro, para os comandos das unidades envolvidas: o Comando de Policiamento da Região Oeste (CPR-O), a Companhia Independente de Policiamento Tático da Região Oeste (CIPT-O) e a Companhia Independente de Policiamento Especializado do Cerrado (Cipe Cerrado).

Os comandos devem notificar os policiais para que façam a desfiliação partidária em até 15 dias após o recebimento do aviso. Caso o prazo não seja cumprido, poderão ser abertos processos administrativos disciplinares. Além disso, as unidades terão que fazer checagens periódicas junto à Justiça Eleitoral para evitar novas irregularidades.

O MPBA também solicitou que, em até 45 dias, seja enviado um relatório detalhado informando as medidas tomadas. Se a recomendação não for cumprida, o Ministério Público poderá adotar ações judiciais e cobrar responsabilidade funcional dos envolvidos.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.