O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou a Agência Central de Inteligência (CIA) a conduzir ações secretas e potencialmente letais na Venezuela, com o objetivo de intensificar a campanha contra Nicolás Maduro, presidente venezuelano acusado de chefiar um cartel de drogas.
A informação foi divulgada pelo jornal The New York Times nesta quarta-feira (15) e posteriormente confirmada pelo próprio Trump.
De acordo com a publicação, a chamada “autorização presidencial” é um documento altamente confidencial que concede à CIA amplos poderes para operações secretas, que podem incluir desde ações de espionagem até intervenções armadas discretas. Tais medidas podem ser realizadas isoladamente ou em conjunto com operações militares maiores no Caribe.
Segundo o jornal, esse tipo de ação não é novidade na política externa americana. A CIA já atuou em diversos países da América Latina ao longo do século passado, incluindo o Brasil e o Chile, em operações que contribuíram para a instalação de regimes militares.
O secretário de Estado Marco Rubio, que também integra o conselho de segurança nacional de Trump, é apontado como o principal articulador da estratégia americana para enfraquecer e derrubar o governo de Maduro, classificado por Washington como “narcoterrorista”.
Com informações do site Metrópoles.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 33°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 35°
Tempo nublado