A Casa do Trabalhador de Feira de Santana divulgou nesta segunda-feira (13) um total de 188 novas vagas de emprego, com oportunidades para diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. Parte dessas vagas é destinada a trabalhos fora da Bahia, com destaque para obras de reconstrução no Rio Grande do Sul, estado fortemente afetado por tragédias climáticas recentes.
Em entrevista ao Conectado News, o diretor da Casa do Trabalhador, Magno Felzemburgh, destacou que uma empresa especializada em construção e reforma de pontes está recrutando profissionais no Nordeste e escolheu Feira de Santana por sua mão de obra qualificada, especialmente na área da construção civil.
“Essa empresa tem uma expertise na área de construção e reforma de pontes, e vem atuando fortemente na reconstrução no Rio Grande do Sul. Eles estão percorrendo o Nordeste em busca de trabalhadores, e Feira de Santana se destacou por ter profissionais qualificados. Inclusive, as entrevistas estão sendo realizadas aqui na cidade”, explicou.
Segundo Magno, as obras têm duração média de seis a doze meses, e há possibilidade de continuidade em outros projetos, conforme a necessidade da empresa e o interesse do trabalhador.“É uma boa oportunidade, tanto para quem está começando, quanto para quem já tem experiência. Mesmo pessoas com família têm aceitado porque é um emprego certo, com salário definido e boas condições”, afirmou.
Além da intermediação de vagas, a Casa do Trabalhador tem buscado ampliar o acesso ao mercado de trabalho para mulheres e pessoas com deficiência (PCDs). Uma das ações é o projeto “Empregabilidade da Mulher”, realizado em parceria com a Secretaria da Mulher. “Temos um atendimento prioritário para mulheres vítimas de violência doméstica, mas não só isso. Estamos estruturando um guichê exclusivo para o atendimento da mulher dentro da Casa do Trabalhador. A mulher tem ocupado cada vez mais espaço no mercado e, inclusive, demonstrado maior permanência nos postos de trabalho”, afirmou Felzemburgh.
Já no que diz respeito às pessoas com deficiência, a Casa do Trabalhador tem mantido ações contínuas, como mutirões de empregabilidade. Um novo evento voltado a esse público está previsto para novembro, no CRAS da Fraternidade, em parceria com a empresa Gujão.
Magno também comentou sobre a dificuldade que muitas empresas enfrentam para preencher vagas por falta de qualificação dos candidatos. Ele reconheceu que ainda são poucos os cursos ofertados diretamente pela Casa do Trabalhador, mas reforçou que parcerias estão sendo buscadas com o Sistema S (Senai, Senac, Sest/Senat) para ampliar a oferta de capacitações gratuitas.
“No momento temos apenas treinamentos pontuais, com parceiros privados. A expectativa é que, a partir do próximo ano, possamos implementar uma política de qualificação mais robusta. O trabalhador que quiser, já encontra cursos gratuitos do Senai, do Senac, e até do programa Trabalhador 4.0, que é online e patrocinado pela Microsoft”, orientou.
Por fim, o diretor da Casa do Trabalhador reforçou que o sistema de divulgação de vagas é atualizado diariamente.“Todos os dias, às 15h, as vagas são atualizadas no site da prefeitura. Quem se encaixar no perfil da vaga pode comparecer à Casa do Trabalhador para ser encaminhado à entrevista”, finalizou.
Com informações: Onildo Rodrigues
Por: Mayara Nailanne
Mín. 19° Máx. 33°
Mín. 19° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas