Terça, 07 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Polícia Abordagem

Vídeo: homem é agredido durante abordagem por agentes da Guarda Municipal de Salvador

Órgão disse que agentes agiram com 'estrita conformidade com os protocolos de uso progressivo da força para garantir a segurança de todos' após homem tentar fugir de blitz e bater carro em viatura

07/10/2025 13h20 Atualizada há 3 horas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Redes Sociais
Redes Sociais

Fonte: G1 Bahia

Uma câmera de segurança flagrou o momento que um homem é agredido com socos e chutes por ao menos três guardas municipais na Avenida Orlando Gomes, no bairro de Itapuã, em Salvador. O caso aconteceu no domingo (5), nas imagens, é possível ver que o homem é jogado no chão e recebe diversos chutes e socos.

Em nota, a Guarda Municipal informou que os agentes estavam em uma blitz, durante a operação "Respeite a vida", da Superintendência de Trânsito (Transalvador).

Conforme o boletim de ocorrência registrado na Central de Flagrantes, um motorista que recebeu ordem de parada fugiu da blitz, mesmo com o carro parado na área de segurança, alegando ter um documento de liberação.

De acordo com o órgão municipal, essa fuga gerou a batida do seu carro com uma viatura da Guarda Municipal e uma manobra que colocou em risco a integridade dos servidores e de outras pessoas.

A Guarda Municipal afirmou ainda que o acompanhamento tático levou à abordagem do homem em frente à casa em que ele morava, onde ele resistiu à prisão, sendo necessária a contenção física pelos agentes.

O órgão disse que os agentes agiram "em estrita conformidade com os protocolos de uso progressivo da força para garantir a segurança de todos". A Guarda Civil ressaltou ainda que "todas as ações foram estritamente reativas à tentativa de fuga e à resistência à prisão, visando a preservação da vida e a execução da lei".

Já a Transalvador disse que o homem desobedeceu à ordem de parada após terem sido detectados sinais de ingestão de álcool na primeira aferição do etilômetro.

"Quando o agente pediu que ele encostasse o veículo para passar por uma segunda aferição, em outro aparelho, o motorista se recusou a realizar o teste e tentou fugir, sendo abordado por guardas municipais mais à frente".

Ainda em nota, a Transalvador disse que o motorista foi convidado a fazer um segundo teste, mas se recusou. Diante disso, ele foi avisado que seria autuado por recusa a se submeter ao teste do etilômetro.

O órgão ainda disse que também foi constatado atraso no licenciamento do veículo e que ao ser informado das autuações, o motorista entrou no veículo e tentou, novamente, fugir do local, momento em que levou materiais de sinalização, danificou a viatura da Guarda Civil e atingiu servidores municipais, que não chegaram a ficar feridos.

"Mais uma vez, os guardas municipais conseguiram interceptar o condutor. Por transpor, sem autorização, bloqueio viário policial, o cidadão também foi autuado. Os agentes encaminharam o cidadão à Central de Flagrantes, onde o fato foi registrado".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.