O governo do estado da Bahia, pretende doar o Horto Florestal que pertence à Universidade Estadual de Feira de Santana para o Tribunal de Justiça do Estado.
A área de preservação ambiental, que fica localizada Avenida Presidente Dutra, em frente ao antigo Hospital Colônia Lopes Rodrigues, é utilizada por diversos cursos para a realização de estudos e pesquisas, entres ele Biologia, Agronomia e Farmácia.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente notificou à universidade, por se tratar de uma área de preservação.
De acordo com o chefe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Camilo Cerqueira, a esquipe foi até o local através de uma denúncia.
“Constatamos que uma devida empresa ligada ao estado, derrubou o muro e fez um portão de forma artesanal para a entrada de máquinas, que ali iria se instalar algum órgão do estado, até então, não perpassa por nenhuma obrigatoriedade pela Seman. Existe várias espécies de estudo, então, entendemos que para se fazer qualquer tipo de edificação naquele local, vai existir desmatamento”, disse Camilo, informando também que não existe nenhum documento solicitando na secretaria a autorização para realizar esse processo de construção.
A UEFS foi comunicada sobre o fato, já que a área pertence à Universidade. Segundo ele, cabe agora à instituição comunicar ao estado sobre o possível desmatamento que será feito na área para se construir no local. Relembre aqui
“Qualquer árvore que esteja dentro dos parâmetros da área urbana, precisa de passar por uma avaliação e autorização da Seman”, disse ele.
Camilo ressaltou ainda que existe uma lei que determina que ao se construir em áreas arborizadas, é preciso refazer o plantio dessas árvores em outras áreas, isso para que não haja perdas para meio ambiente.
“Não é assim chegando na cidade e desmatando, porque aqui existe uma Secretaria de Meio Ambiente atuante”, afirmou Camilo.
O secretário informou ainda que para se construir em qualquer área do município, é necessário uma avaliação e autorização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, além de passar pela autorização da Seman em caso de retiradas e podas de árvores.
Reportagem de Edvaldo Peixoto e Danilo Abravanel
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 27°
Chuvas esparsas