Nos dias 12 e 13 de setembro, o município de Irecê recebe a Clínica do Paradesporto da Sudesb, com atividades teóricas e práticas nas modalidades futebol de cegos, goalball, paraatletismo e bocha. A programação acontece no Colégio Estadual Professor Jorge Rodrigues, com abertura na sexta-feira (12), às 19h, e continuidade no sábado (13), das 8h às 14h.
Nessa quinta rodada de viagens do projeto, que tem organização do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, os palestrantes serão Wilson de Lima Filho, doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e supervisor do Centro de Referência Paralímpico da Bahia (CRPBa), que irá abordar o tema do atlestimo; professora Tássia Alves, pós graduada em Educação Física Adaptada, que tratará das modalidades de goalball e futebol de cegos; Marconi Andrade, também professor de Educação Física, que fará sua participação abordando a modalidade de bocha.
Coordenador do Núcleo do Paradesporto da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Adelmare Júnior destaca a importância do evento no Setembro Verde, mês dedicado à mobilização nacional pela inclusão das pessoas com deficiência (PCDs): “Estamos muito animados e contentes por executar mais essa agenda da clínica. A realização em Irecê acontece no mês em que intensifica mobilização e articulação por todo o Brasil de discussões e movimentações em defesa da inclusão das pessoas com deficiência”, enfatiza Junior.
Segundo informa o coordenador, durante todo este mês de setembro, a Sudesb está atuando de forma ainda mais articulada com várias outras instituições na execução de uma programação focada na pauta da valorização, do anticapacitismo - discriminação contra pessoas com deficiência - e do respeito aos direitos de PCDs.
Assim como aconteceu nos municípios por onde já passou – Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Juazeiro e Itabuna –, em Irecê, a Clínica do Paradesporto irá reunir estudantes e profissionais de Educação Física, da área de Saúde, além de pessoas que atuam diretamente no atendimento a PCDs.
A mobilização do público participante está a cargo da Prefeitura de Irecê, parceira da Sudesb na realização da atividade, oferecida de forma gratuita e com entrega de certificado ao final. “Convidamos a todos os interessados a participar. É uma excelente oportunidade de novos aprendizados e de capacitação para quem já atua na área”, enfatiza Adelmar Junior.
A execução do projeto, numa parceria firmada com a Associação Baiana de Desporto Adaptado (ABDA) e investimento de 260 mil reais, teve início em maio último e terá calendário até dezembro. Depois de Irecê, as próximas etapas da Clínica do Paradesporto serão nas cidades de Porto Seguro, dias 03 e 04 de outubro; Seabra, dias 07 e 08 de novembro; e Camaçari, dias 12 e 13 de dezembro.
ASCOM Sudesb
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 31°
Tempo limpo