A Associação de Surdos de Feira de Santana esteve na Câmara Municipal de Vereadores nesta semana em busca de apoio para a realização do Dia Nacional do Surdo, comemorado em 27 de setembro. O evento tem como objetivo oferecer palestras sobre saúde, esporte, acessibilidade e outras informações úteis para a comunidade surda.
Segundo Elane Vasconcelos, presidente da associação, a iniciativa depende de apoio financeiro e doação de brindes, lanches e materiais, já que a associação conta com poucos recursos. “Queremos proporcionar um dia especial para os surdos, com sorteios, alimentação e palestras que auxiliem na inclusão e acessibilidade”, explica.
Ferreira de Santana possui cerca de 5 mil surdos, mas apenas 300 estão cadastrados na associação. Elane, que nasceu surda, revela que a surdez também afeta outros membros de sua família, incluindo irmãos, esposo e filho.
A associação destaca que, apesar de leis federais voltadas à acessibilidade, como a que garante intérprete de Libras, ainda há limitações significativas na cidade. “Falta acessibilidade em espaços públicos, concursos para pessoas surdas e leis municipais específicas. Precisamos do apoio dos vereadores para melhorar a inclusão em Feira de Santana”, afirma Elane.
A Associação de Surdos de Feira de Santana está localizada na Rua Juarez Távora, nº 435, bairro Queimadinha. O evento do Dia Nacional do Surdo acontecerá no dia 27 de setembro, a partir das 9h, e está aberto à visitação e colaboração da comunidade.
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 29°
Tempo nublado