Sábado, 16 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Vigilância Sanitária

Vigilância Sanitária promove encontro de orientação para donos de mercadinhos e açougues

Foco da ação é aproximar a Vigilância Sanitária dos empreendedores, construir pontes e levar orientações

16/08/2025 13h29
Por: Mayara Naylanne
Fotos: Renata Leite
Fotos: Renata Leite

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, promoveu, no final da tarde desta sexta-feira (15), um encontro de orientação sobre boas práticas de higiene e manipulação de alimentos voltado a donos de mercadinhos, açougues e outros estabelecimentos.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou que o foco da ação é aproximar a Vigilância Sanitária dos empreendedores, construir pontes e levar orientações para proteger a saúde da população. 

“Muitas práticas inadequadas não ocorrem por má-fé, mas por falta de conhecimento, e é papel do poder público suprir essa lacuna, tratando todos com respeito e reconhecendo a importância econômica desses empreendimentos, que geram empregos, renda e impostos para o financiamento do SUS”, afirmou.

Durante o encontro, foram abordados temas como higienização, armazenamento e temperaturas adequadas para conservação dos alimentos, além da documentação necessária para a regularização dos estabelecimentos.

O diretor da Rede Própria, Sebastião Oliveira, reforçou que o objetivo é fortalecer o diálogo e a parceria com os empreendedores. Ainda, observou que um estabelecimento devidamente regularizado transmite segurança e qualidade ao cliente.

“Acreditamos que, quando vocês recebem informações claras e suporte técnico, a resposta para a população é muito mais positiva. Vocês são atores fundamentais no desenvolvimento da cidade e, muitas vezes, enfrentam desafios na organização do empreendimento. Nosso papel é ajudar a encontrar soluções, evitando medidas punitivas sempre que possível”, afirmou.

De acordo com a chefe da Vigilância Sanitária, Thaís Marques, esta foi a primeira edição de um encontro voltado especificamente para o público de mercadinhos e açougues. “Essa iniciativa reforça o nosso compromisso com a saúde da população e quebra o paradigma de que a Vigilância Sanitária é apenas um órgão punitivo”, destacou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.