Quarta, 06 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Política Tarifaço de Trump

Tarifaço de Trump contra o Brasil entra em vigor nesta quarta-feira (6)

Nova tributação aumenta em 50% as importações dos produtos brasileiros enviados aos EUA

06/08/2025 08h56
Por: Mayara Naylanne
Foto: Ricardo Stuckert/PR e Reprodução/White House
Foto: Ricardo Stuckert/PR e Reprodução/White House

A tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros impostas pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, entra em vigor nesta quarta-feira, 6, após a assinatura da Ordem Executiva para adoção da medida. 

O decreto assinado pelo americano no dia 30 de julho, no entanto, exclui quase 700 itens da lista de produtos que terão uma taxa mais alta para exportação. Entre os que estão isentos dos 50% estão: 

suco de laranja;
aeronaves civis;
produtos químicos;
fertilizantes;
castanha-do-Brasil;
prata e ouro.

Os produtos listados permanecem com a tarifa mínima de 10% sobre a importação ao país americano, como já anunciado em abril. A elevação no tributo encarece os seguintes produtos:

carne bovina; 
café; 
frutas; 
máquinas agrícolas e industriais; 
calçados.

O presidente Trump justificou a adoção das sanções econômicas ao país como tentativa de retaliação contra o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, apontado como suspeito de articular um golpe de Estado. 

“A forma como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, diz um trecho da carta de Trump enviada a Lula. 

Soluções aos setores afetados

Em contrapartida, o governo Lula (PT) prepara um plano de contingência para reduzir o impacto que será causado com o tarifaço. Na terça-feira, 5, o presidente Lula (PT) reuniu ministros para bater o martelo sobre as medidas necessárias aos setores afetados. 

Entre as ações que foram estabelecidas no plano de contingência, estão: 

Linhas de crédito para pequenos produtores;
Compras governamentais de produtos que teriam como destino aos Estados Unidos;
Reativação do Programa Seguro-Emprego que permite a redução da jornada e dos salários, semelhante ao que aconteceu na pandemia;
Ampliação do Programa Reintegra para pequenas empresas exportadoras que permite recuperar parte dos tributos pagos ao longo da cadeia produtiva.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.