Segunda, 04 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Feira de Santana

Secretaria de Meio Ambiente resgata filhote de gato-mourisco em Feira de Santana

A ação ocorreu após uma denúncia anônima

04/08/2025 19h46 Atualizada há 3 horas
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Divulgação SEMMAM
Foto Divulgação SEMMAM

Na última sexta-feira (1º), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizou uma operação de resgate de animal silvestre no distrito de Jaguara, zona rural de Feira de Santana. A ação ocorreu após uma denúncia anônima informar sobre quatro filhotes de animais silvestres supostamente abandonados em uma área de pastagem da Fazenda Santa Cruz.
As equipes se deslocaram imediatamente até o local e, após buscas, encontraram apenas um dos filhotes mencionados. O animal foi resgatado e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde receberá os cuidados necessários dos profissionais especializados da instituição.
Para surpresa e alegria dos envolvidos na operação, o animal encontrado trata-se de um filhote de gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi), também conhecido como jaguarundi ou puma-vermelho. Trata-se de uma espécie nativa das Américas que é considerada ameaçada na região devido à degradação ambiental e perda de habitat natural.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Jaciara Moreira da Costa, destacou a importância do resgate e o papel da população na proteção da fauna local.
“O resgate desse filhote de gato-mourisco reforça o quanto é urgente cuidarmos do nosso meio ambiente e da fauna silvestre. Essa é uma espécie rara na nossa região, justamente por causa do desmatamento e da expansão urbana. A colaboração da população foi essencial nesse caso. Denunciar é um ato de responsabilidade e amor à natureza. E ações como essa, em parceria com o Inema, mostram que estamos atentos e prontos para agir em defesa da vida animal”, declarou a secretária.
A Semmam reforça que denúncias sobre animais silvestres em risco ou fora de seu habitat natural devem ser feitas imediatamente para que sejam tomadas as providências adequadas, sempre respeitando as normas de preservação ambiental.

Fonte Secom

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.