Profissionais da Secretaria de Educação de Feira de Santana participam da Imersão do Acompanhamento Escolar e do Seminário Nacional pela Alfabetização, promovidos pela Associação Bem Comum no âmbito do programa Educar pra Valer em parceria com instituições de referência na área educacional.
Nos dias 4 e 5 de agosto, a Imersão do Acompanhamento Escolar reúne técnicos e articuladores pedagógicos de municípios parceiros para discutir e aprimorar as estratégias de acompanhamento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com foco especial na alfabetização.
Representando Feira de Santana, participam da imersão Adriana Bulos (diretora do Departamento de Ensino), Keila Braga (articuladora do programa Novos Caminhos da Educação), Alexsandra El-Chami e Telma Lacerda (formadoras do programa), Janete Falcão (equipe de acompanhamento) e Cristhiane Castro (jornalista e assessora de comunicação da Secretaria de Educação).
Segundo a articuladora Keila Braga, a participação da equipe é estratégica para fortalecer a política de alfabetização no município. “Vivemos um momento de grande aprendizado e troca de experiências. O foco da imersão é garantir que nenhuma criança fique para trás e que o acompanhamento escolar se torne, cada vez mais, uma prática eficiente, humanizada e transformadora”, afirma.
A imersão envolve uma programação intensa, com palestras, oficinas, mesas redondas e discussões em grupo. A proposta é fomentar o diálogo e compartilhar boas práticas que contribuam para a melhoria da aprendizagem das crianças e o engajamento da comunidade escolar como um todo.
“A alfabetização é a base de tudo. Estar em um ambiente onde profissionais de todo o país estão unidos em torno desse propósito é uma oportunidade valiosa para reforçar nosso compromisso com uma educação pública de qualidade, equitativa e inclusiva”, reforça Keila.
A programação em Fortaleza segue nos dias 6 e 7 de agosto, com a chegada do prefeito José Ronaldo de Carvalho e do vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, que se juntam à equipe da Seduc para participar do Seminário Nacional pela Alfabetização.
O seminário reunirá lideranças políticas, gestores públicos, pesquisadores e especialistas em educação de todo o país para discutir os desafios e estratégias da alfabetização no Brasil. Promovido pela Associação Bem Comum, em parceria com a Fundação Lemann, Instituto Natura e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), o evento contará com painéis temáticos, mesas redondas e palestras de nomes de destaque no cenário educacional brasileiro.
Com a presença ativa nos dois eventos, Feira de Santana reafirma seu compromisso com a melhoria da aprendizagem e com a construção de políticas públicas educacionais que garantam o direito à alfabetização na idade adequada.
Fonte Secom
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 29°
Tempo limpo