Segunda, 04 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Palco Cultural Cultura Nordestina

Missa celebra os 36 anos do legado do rei do Baião Luiz Gonzaga

Em Feira de Santana

04/08/2025 17h02 Atualizada há 3 horas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Onildo Rodrigues
Onildo Rodrigues

Por Onildo Rodrigues e Hely Beltrão

Aconteceu na manhã desta segunda (4), na Paróquia Senhor dos Passos, em Feira de Santana, a missa em comemoração aos 36 anos da morte do rei do Baião, Luiz Gonzaga. Ao Conectado News, o Padre Júlio César, responsável pela celebração da missa, comentou sobre a importância da data e de Luiz Gonzaga para a cultura nordestina.

Padre Júlio César - Foto Onildo Rodrigues

"A 36ª Missa, na qual fazemos memória do falecimento de Luiz Gonzaga, quando na eucaristia fazemos a memória da morte, não é somente a morte,  mas também a vida e o legado da pessoa, da sua contribuição para a cultura brasileira, nordestina, em nossa opinião, Luiz Gonzaga permanece como um crítico para esse tempo, uma vez que existem muitas músicas em nosso tempo que desprezam de certo modo a nossa cultura, a nossa terra, os gritos da nossa realidade, Luiz Gonzaga fez o contrário, cantou a sua vida, o seu chão, realidades difíceis, a fome, a sua fé, por isso essa missa celebrando os 36 anos da morte de Luiz Gonzaga".

Marizete Nascimento - Presidente da Associação Asa Branca do Forrozeiros da Bahia

"É uma emoção, viemos de Salvador para isso, porque Luiz Gonzaga é nossa referência cultural maior, nossa associação tem esse nome não é à toa, faz referência a ele também, forró para mim é como uma oração, um trio de forró bem afinado não tem coisa melhor para mim".

Franque Amaral

"Estamos aqui mais uma vez, assim como em 2023, mais uma vez feliz em ver essa riqueza de cultura que Luíz Gonzaga deixou para nós e que felizmente Feira de Santana abraçou de forma tão linda com essa missa maravilhosa".

Jota Sobrinho

"Essa homenagem a Luiz Gonzaga é realizada aqui em Feira anualmente, a primeira homenagem após sua morte foi exatamente no dia 02 de setembro de 1989, 30 dias após o falecimento, mas, como foi tão emocionante, experimentamos fazer anualmente, Luíz Gonzaga tinha um vínculo muito forte com Feira de Santana, quatro família que ele visitava sempre que passava por aqui, Feira foi a primeira cidade a criar uma entidade filantrópica em 1990, chamada Associação Feirense dos Admiradores de Luíz Gonzaga (Afalg), em nome dessa entidade conseguimos desenvolver um trabalho de preservação do legado".  

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.