Quinta, 31 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Segurança Pública

Em nova visita a Feira, governador diz que críticos da Segurança Pública do estado “jogam contra a Bahia”

Feira de Santana

30/07/2025 11h11 Atualizada há 21 horas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Onildo Rodrigues
Onildo Rodrigues

Por Onildo Rodrigues e Hely Beltrão

O governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) e sua comitiva, cumpriram agenda na manhã desta quarta (30), em Feira de Santana, inicialmente, com a entrega de 65 novas viaturas que atuarão na segurança pública da região, depois, seguiu para o Centro de Convenções, onde acontece o seminário do SISAN (Sistema de Saúde Alimentar e Nutricional). 

Durante coletiva, o governador foi indagado a respeito dos números do Anuário de Segurança Pública 2024, que põe 5 municípios da Bahia entre os 10 mais violentos do país. Ao Conectado News, Jerônimo reforçou os investimentos que estão sendo realizados e rebateu as críticas, afirmando que pessoas da política, jogam contra a Bahia.

"São indicadores de 2024, de 2022 a 2023 já mudamos, de 23 a 24 da mesma forma, agora em 2025, até o meio do ano, conseguimos reduzir chegando a 10% do dos índices de violência no Estado, tem município que chega a 30%, 40%. Estamos fazendo ações, acabamos de fazer investimentos, entrega hoje em Feira novas, viaturas, equipamentos, 4 mil profissionais estão sendo capacitados para ofertar mais mão de obra de segurança pública no sistema estadual, porém, existem políticos para tudo, que não conseguem ver nada de bom no que está sendo feito, cada vez que abrem a boca para pegar uma pesquisa dessa, ao invés de fazer um mutirão para garantir, mostrar a Bahia e ao Brasil, que temos um estado de paz, mostram o contrário, colocam Feira de Santana como uma cidade violenta, Jequié, estes são irresponsáveis, não sabem fazer a política para dentro e acabam criando uma imagem ruim, o potencial e a força que Feira de Santana, Jequié e Simões Filho possuem, estamos reduzindo os indicadores, tem gente que continua remoendo a conversa, insistindo, dizendo que temos municípios são violentos, não estamos brincando com isso, são concursos, equipamentos, capacitação, apoio com a Guarda Municipal, tenho certeza que estamos saindo dessa situação, seremos vitoriosos, o inimigo nosso não é o da política, mas o crime organizado, vamos descapitalizar esse sistema que não é uma causa só na Bahia, o mundo padece com o crime organizado, chegamos a aprender quase 50 fuzis em 7 meses, a Bahia não produz fuzil e não temos esse laboratório forte de drogas, vem de fora, por tanto, estamos em um mutirão muito sério, é um tema muito especial para gente, que atinge dentro da casa das pessoas e não ficamos nada feliz quando ouvimos ou vemos essas notícias, não estamos parados, estamos nos movimentando de forma articulada com os governos federal e municipal, as cidades que tem esses indicadores mais complexos então recebendo o amparo nosso, espero que, em 2026, quando esses resultados sairem corretamente, todos verão que atuamos bastante. Agradeço ao prefeito José Ronaldo (UB), pela parceria que estamos fazendo com os municípios, iluminando ruas, colocando condições para a Guarda Municipal, o sistema de Segurança Pública é igual ao de saúde, o município, o Estado e a União fazem, sabemos da nossa responsabilidade, mas é importante que o município seja aliado dessa política, dessa relação de Segurança Pública".

Foto: Onildo Rodrigues

Mudanças no sistema prisional

Sobre as mudanças recentes na SEAP (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia), Jerônimo adotou o mesmo tom de sempre: "algo normal".

"Existem áreas que precisamos trocar, não trocamos um professor de uma escola para outra, pois ele tem quer criar fidelidade com a sala, mas, segurança pública temos que trocar sempre, é normal fazer isso, para não criar aquele limo que prejudica a autonomia de quem trabalha, no sistema prisional também, fizemos isso esta semana, pelo ciclo normal, mas também para melhorar os serviços nos presídios, me reuni com os secretários de presídio, segurança e direitos humanos semana passada e pedi um plano, dentro do meu programa de governo, para saber se precisamos fazer mais um presídio, se temos condições financeiras de fazer chamamentos ou concursos, para aumentar a quantidade de policiais dentro dos presídios, ou seja, nos próximos 15 dias divulgaremos um pacote de ações na área prisional".

Mais: “Não adianta mudar a cúpula, precisa mudar a mentalidade”, diz ACM Neto sobre segurança na Bahia

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.