Sábado, 19 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana 2 de Julho em Feira

Feira de Santana celebra 2 de Julho com desfile cívico-militar no distrito de Maria Quitéria

A programação teve início com uma missa solene celebrada por Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo metropolitano de Feira de Santana.

02/07/2025 10h51
Por: Mayara Naylanne
Foto: Onildo Rodrigues
Foto: Onildo Rodrigues

O 2 de Julho foi celebrado com grande emoção e patriotismo no distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana. O evento, que marca a luta pela Independência da Bahia, contou com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, que participou das festividades cívicas e religiosas ao lado da comunidade e de autoridades civis e militares.

A programação teve início com uma missa solene celebrada por Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo metropolitano de Feira de Santana. Em seguida, um desfile cívico-militar tomou as ruas do distrito, com participação do Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha, Aeronáutica e estudantes da rede pública. O destaque foi para a presença do 35º Batalhão de Infantaria (35º BI), também conhecido como Batalhão Sentinela do Sertão.

Foto: Onildo Rodrigues 

Durante o evento, o prefeito José Ronaldo destacou a importância de manter viva a memória da heroína Maria Quitéria, nascida no distrito que leva seu nome e reconhecida como símbolo da luta pela independência da Bahia e do Brasil. "É um momento bonito, que antecede o 7 de Setembro e também se insere nas comemorações do aniversário da cidade, no dia 18 de setembro. Tudo começa aqui, em Maria Quitéria, com esse desfile que celebra a nossa história", afirmou.

O prefeito relembrou ainda que a celebração do 2 de Julho em Feira é uma iniciativa recente, criada a partir de pesquisas do Instituto Histórico de Feira de Santana. "Foi no meu mandato anterior que iniciamos essa tradição, que hoje se fortalece e, tenho certeza, vai perdurar por muito tempo. Maria Quitéria representa coragem, determinação e um marco na participação feminina na luta armada do Brasil."

Foto: Onildo Rodrigues 

O comandante do 35º BI, Coronel Guedes, também ressaltou o simbolismo da data. “O 2 de Julho transcende o regional. É um marco nacional da consolidação da independência. E celebrar essa história em Maria Quitéria, terra da patrona do Quadro Complementar de Oficiais do Exército, é um gesto de honra e memória”, declarou. Segundo ele, a formatura militar realizada no distrito contou com banda de música, exposição de materiais de uso do Exército e ações sociais, como atendimentos médicos, odontológicos e orientações de saúde para a comunidade.

As comemorações do 2 de Julho fazem parte de uma programação mais ampla do Exército que se estende até o 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, com diversas atividades. Entre elas, estão previstas apresentações musicais, como o concerto da banda do 35º BI no SESC, no dia 5 de julho, e a formatura comemorativa aos 57 anos do batalhão. A programação culmina com o tradicional desfile cívico-militar na Avenida Presidente Dutra, no feriado de 7 de Setembro.

“Estamos nos preparando para esse calendário de patriotismo e civismo. E esperamos que a população participe com o mesmo entusiasmo que vimos aqui hoje”, concluiu o coronel.

Com informações: Onildo Rodrigues 

Por: Mayara Nailanne 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.