Sábado, 19 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Gripe aviária

Anvisa autoriza testes em humanos da primeira vacina brasileira contra gripe aviária

Imunizante do Instituto Butantan busca prevenir futura pandemia com base em três cepas do vírus H5

02/07/2025 06h42
Por: Mayara Naylanne
Foto: Freepik/Divulgação
Foto: Freepik/Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira (1º) o início dos testes em humanos da vacina brasileira contra a gripe aviária. Se os ensaios clínicos forem bem-sucedidos, o Brasil poderá ter sua primeira vacina voltada à prevenção da doença em humanos.

O imunizante está em desenvolvimento desde janeiro de 2023 pelo Instituto Butantan e utiliza a mesma tecnologia da vacina tradicional contra a gripe. Os testes pré-clínicos foram realizados com cepas fornecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A gripe aviária é causada por subtipos do vírus influenza A, que afetam principalmente aves, mas podem sofrer mutações que facilitam a transmissão entre humanos. O subtipo H5N1 preocupa autoridades por sua alta letalidade em humanos — cerca de 50%.

A meta do Butantan é preparar o país para uma possível pandemia, com base nas lições da Covid-19. O plano inclui a produção e o armazenamento de vacinas com três cepas específicas:

  • Influenza aviária A/Anhui/1/2005 (H5N1)
  • Influenza aviária A/Astrakhan/3212/2020 (H5N8)
  • Influenza aviária A/duck/Vietnam/NCVD-1584/2012 (H5N1)

A preocupação com a doença também tem reflexos econômicos. Como o Brasil é o maior exportador de carne do mundo, a confirmação de um caso no Rio Grande do Sul levou 16 países a avaliarem restrições à carne de frango brasileira. A maioria dessas restrições foi retirada, mas o Japão ainda mantém limitações para produtos de três municípios: Montenegro (RS), Campinápolis (MT) e Santo Antônio da Barra (GO).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.