Moradores do distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, denunciaram ao Conectado News um episódio de suposto descaso por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ocorrido neste domingo (30), no loteamento Parque Progresso, nas imediações da Escola Agrotécnica.
Segundo os relatos, o morador conhecido como Galego da Farinha afirmou que, após um acidente ocorrido no povoado de São José — que pertence ao distrito de Maria Quitéria —, a equipe do SAMU não compareceu ao local, mesmo após diversas tentativas de contato feitas por populares.
“A gente ligou diversas vezes. Um rapaz ainda ficou bastante tempo ao telefone com o médico do SAMU, que orientou colocar o ferido em um carro particular e levá-lo por conta própria ao hospital, já que a viatura estava ocupada e não poderia vir naquele momento”, relatou um morador da comunidade.
A situação gerou revolta na comunidade, que cobra providências das autoridades. “Agora, me diga como é que a gente vai pegar um pessoal desse e levar, se der problema, quem é que vai se responsabilizar? Isso é um descaso total com a saúde pública. É uma vergonha!”, desabafou o morador, pedindo ações efetivas do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito José Ronaldo.
A principal crítica é à ausência de suporte emergencial para moradores da zona rural ou distritos afastados do centro da cidade. “Se tivesse um plano de saúde, a gente acionava, mas não tem. O pobre fica desamparado”, lamentou.
Posicionamento do serviço
Até o encerramento desta reportagem, a equipe do Conectado News manteve contato com a coordenação do SAMU, que informou não haver, até o momento, qualquer registro de acionamento referente a ocorrência envolvendo vítima de acidente motociclístico no distrito de São José.
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsas