Terça, 26 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Projeto de Lei

“Precisamos resgatar a credibilidade com a sociedade”, diz líder do governo na Câmara sobre projeto que aumenta número de vereadores em Feira

Feira de Santana

26/06/2025 14h10 Atualizada há 2 meses
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Onildo Rodrigues
Onildo Rodrigues

Por Onildo Rodrigues e Hely Beltrão

Foi aprovado no plenário do Senado Federal na quarta (25), o Projeto de Lei Complementar 177/2023, de autoria da deputada Dani Cunha (UB-RJ), que aumenta o número de deputados na Câmara Federal de 513 para 531, mudança válida já para as eleições de 2026.

Em Feira de Santana, desde a publicação do resultado do Censo 2022, que mostrou um crescimento da população, discutia-se o aumento do parlamento municipal, dos atuais 21 para 27 vereadores. Um projeto de lei de autoria do vereador Jurandy Carvalho (PSDB), que foi protocolado no dia 6 de maio, propõe um aumento para 25.

Ao Conectado News, o líder do governo na Câmara, o vereador José Carneiro Rocha (UB), disse ser favorável ao acréscismo de mais 2 edis, que acima disso é desnecessário e impopular.

"Esse é um projeto do meu ponto vista, antipático, mesmo por que a população não está satisfeita com os políticos no Brasil, em Feira de Santana não é diferente, entendo que é preciso resgatar a credibilidade perante a sociedade, para mim, este é o maior objetivo, também não vejo necessidade do aumento do número de deputados federais, temos mais de 500, não sou favorável a essa iniciativa do Congresso Nacional. Em nosso município, entendo que podemos ter dois vereadores a mais, admito essa possibilidade de sair de 21 para 23, mas se for para 27, não terá o meu voto".

Impacto Financeiro

"Temos que ser justos, a Câmara sobrevive do duodécimo, existe um valor estipulado para gastos, seja com 21 ou 27, não deve existir impacto financeiro, porém entendo que é uma proposta impopular. Há uma manifestação muito grande por parte da Justiça Eleitoral, que Feira não deve continuar com 21, deve aumentar, 23 para mim é a melhor proposta e poderíamos trabalhar nisso".  

Ganhos para o município

"São mais cabeças pensantes, para trazer projetos, ideias, que podem beneficiar a cidade e a população, acredito nessa possibilidade e aposto nisso, porém, não vejo a Câmara de Feira com uma estrutura para mais de 23 vereadores, para se ter uma ideia,  não temos nem gabinete, passamos dois anos peregrinando, alugando espaço para atender aos nossos eleitores, porque a obra do prédio anexo ainda não foi concluída, se gastou mais de R$ 5 milhões, e até o momento nada, por isso, não tenho como defender uma ideia dessas".

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
27 NEGATIVOS Há 2 meses Feira de Santana Qual CREDIBILIDADE???????, MAIS 6 COME E DORME, APENAS PARA conceder CIDADANIA FEIRENSE E COMENDA A ALIADOS POLÍTICOS E EMPRESÁRIOS QUE DOAM DINHEIRO PARA AS CAMPANHAS ELEITORAIS.Imaginem a quantidade de cabide de emprego, assessores e outra mamatas maissss, tuda essa FARRA paga como dinheiro público, dinheiro que poderia ser investido em educação, saúde, infraestrutura etc etc, tristeza Feira de Santana, Bahia, BRASILLLLLL, e o pior é que essa CORJA de reelege.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.