Por Luiz Santos e Hely Beltrão
A ordem de serviço para ínicio das obras de duplicação do anel de Contorno de Feira de Santana, foi assinada no dia 19 de maio em cerimônia realizada no Parque da Lagoa Grande, com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Passados 20 dias da assinatura da ordem de serviço, o que se vê são apenas serviços de reparo sendo realizados pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), que recentemente assumiu a gestão das BR 116 e 324, onde antes era administrado pela Via Bahia.
Em entrevista ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News, o superintendente regional do DNIT Roberto Alcântara, detalhou quando as obras terão início e ações do órgão na gestão das rodovias.
"No dia 19 de maio recebemos em Feira de Santana o ministro dos Transportes, Renan Filho e o governador Jerônimo Rodrigues, onde foi dada a ordem de início para as obras do Contorno em Feira de Santana, que inclui obras de duplicação, vias marginais, viadutos, passarelas, iluminação e uma série de ações de infraestrutura que ocorrerão no contorno da BR-324, do Portal do Sertão até o viaduto que dá acesso ao município de Serrinha na BR-116. Embora a ordem de serviço tenha sido dada dia 19, a empresa contratada já está autorizada a mobilizar todos os servidores e equipamentos para início das obras, é o que ela está fazendo, já se passaram cerca de 20 dias, a nossa expectativa é que em no máximo 15 dias, a empresa esteja com o canteiro devidamente mobilizado e em condição de iniciar essa grande obra, no valor aproximado de R$ 200 milhões de reais. Para além do Contorno de Feira, também estamos com obras de fresagem e uma nova capa na pista existente, os serviços iniciados se referem a construção de uma nova pista, onde iremos duplicar o contorno. Além de mais uma pista, teremos vias marginais dos dois lados, teremos a via de longa distância, que é a BR do DNIT, que atualmente é de pista simples, estaremos duplicando, ou seja, teremos duas pistas para quem segue sentido Serrinha e mais duas sentido Salvador, além disso, teremos vias marginais para atender o tráfego local, os veículos que circulam na região não terão necessidade de pegar a rodovia federal, poderão circular pelas vias marginais, além disso, teremos ciclovias, passeios, iluminação, viadutos, passarelas, pois tanto a BR-324 quanto a BR-116, embora sejam rodovias federais, se confundem com avenidas da cidade".
"Diferente da duplicação feita sentido Santa Barbara - Feira de Santana, a necessidade de desapropriação será mínima", afirmou Alcântara.
"Diferente do outro Contorno, a obra de duplicação que veio de Santa Bárbara sentido Feira - BR-116 sentido Jequié, que foi entregue em 2024 pelo presidente Lula e o governador Jerônimo, este segmento tem uma faixa de domínio bastante preservada, muito melhor do que no outro segmento, isso nos permite afirmar que teremos uma obra mais rápida devido a menor necessidade de intervenções e desapropriação, embora prevemos algumas interferências em iluminação pública e rede de gás, esta será a primeira ação da empresa contratada, levantar essas interferências e de forma muito pontual talvez exista alguma desapropriação".
Tempo de duração da obra
"A nossa expectativa é finalizar essa obra no final de 2026, estamos fazendo todo o cronograma junto a empresa e Ministério dos Transportes, o ministro Renan quando esteve aqui fez questão de conversar com a empresa para assegurar os recursos, por se tratar de um obra urbana, é mais complexa de se executar por conta dos transtornos, as interferências que eventualmente surgem no decorrer da obra, que não são identificadas na elaboração do projeto, a exemplo da rede de gás e esgoto, antes de começar a obra há uma tentativa de cadastrar todos esses pontos, às vezes há dificuldade com os próprios órgãos gestores destas pastas"
Portal do Sertão - BR 324
"Esse contorno de Feira foi dividido em três etapas, fizemos o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, sendo divididas em três segmentos, de modo que este segmento deste viaduto do Portal do Sertão está incluso no outro Contorno, antes gerido pela Via Bahia, no entanto, não foram feitos serviços de melhoria durante a permanência da concessionária, a nossa expectativa é, que com a nova concessão, seja feito um novo viaduto, pois me parece que o atual não atende mais o volume de veículos da rodovia ou sendo possível, a inclusão desse trecho na obra existente através de aditivos, mas é algo que deve ser analisado tecnicamente".
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"Abertura de mais cancelas nas antigas praças de pedágio é inviável", afirma superintendente.
"Há oito dias, fizemos uma reunião na praça de pedágio com a presença da Polícia Rodoviária Federal (PRF), através do chefe de operações Brandão e também da SEINFRA (Secretaria Estadual de Infraestrutura), representado pelo diretor de operações Bruno Reis, onde chegamos ao entendimento técnico que abrir mais cancelas da praça de pedágio traz muito mais riscos para os usuários do que fluidez, isso por uma questão de fácil compreensão. Imagine o condutor vem numa pista dupla, abrimos novas cabines, aquela pista deixa de ser dupla dentro da praça de pedágio e passa a ser uma via de cinco faixas e 300 metros depois volta a ser dupla novamente, isso trará um um conflito, onde teremos cinco veículos disputando para entrar em duas faixas apenas. Além disso, anteriormente tínhamos as cabines fechadas, os usuários eram obrigados a parar na praça de pedágio para fazer o pagamento, de modo que a saída dos veículos era lenta, mas, com as cabines abertas, os veículos passarão de forma simultânea, havendo um risco de colisão, as cabines são bem estreitas, imagine a rodovia no período junino, 100 mil veículos, por dia, se 1% dos usuários for um pouco imprudente, teremos mil veículos com chances de colisão, basta que passe em uma velocidade acima da razoável, por isso, como forma de garantia fluidez, porque teríamos retenção na volta de uma faixa quádrupla para uma dupla, e mesmo evitar colisões nas cabines, porque temos várias barreiras de concreto. Hoje quem está saindo de Salvador - Feira ou vice-versa, passando nas praças de pedágio, tem muito mais fluidez do que quando existia a cobrança do pedágio, porque não há mais a necessidade de parar".
Manutenção das BR’s antes administradas pela Via Bahia
"Há um foco muito grande nas BR’s 324 e 116, é importante dizer que o DNIT administra 7.200 km de rodovias na Bahia, quando falamos de Salvador - Feira, BR 324, são apenas 100 km, até porque o usuário que sai de Salvador para curtir os festejos no interior, não utilizará apenas a BR-324, mas também a BR-116, por exemplo, quem vai aproveitar a festa de Santo Antônio em Canudos, São João tradicional em Serrinha, em Caldas do Jorro, Euclides da Cunha, Jeremoabo, quem pega a BR-101, segue para Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, ou seja, são várias rodovias que são pólos importantes de festejos juninos, o DNIT está mobilizado para garantir boas condições de trafegabilidade em todas as nossas rodovias, na BR 324 temos seis equipes de manutenção atuando de forma simultânea, junto com as equipes que executam serviço de fresagem, que é a raspagem da pista antiga para colocar uma capa nova, inclusive 7,2 km de asfalto novo já foram colocado no contorno desde o Portal do Sertão até a saída de Serrinha, ou seja, além do serviço de tapa buraco estamos também revitalizando a rodovia", concluiu.
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