Sexta, 29 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Estágio para Direito

Coordenador da 1ª Defensoria Regional anuncia vagas de estágio para Direito e nível técnico

Dr. João Gabriel destaca a importância da formação de estagiários e o papel da Defensoria na promoção dos direitos humanos

21/05/2025 10h49 Atualizada há 3 meses
Por: Mayara Naylanne
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

A Defensoria Pública do Estado da Bahia está com inscrições abertas para o processo seletivo de estagiários de nível superior em Direito e de nível médio e técnico. Em Feira de Santana, estão disponíveis 60 vagas para estudantes de Direito, além de cadastro reserva. As inscrições começaram no dia 19 de maio e seguem até 1º de junho, pelo site da Fundação Cefet Bahia (www.fundacaocefetbahia.org.br), com taxa de R$ 50. A prova será realizada no dia 15 de junho, com aplicação também em Salvador, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus e Vitória da Conquista.

 

Dr. João também reforçou a importância do atual processo seletivo de estágio aberto pela Defensoria Pública da Bahia. O objetivo é ampliar o acesso à justiça, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade, e contribuir com a formação de novos profissionais do Direito e de áreas técnicas.

Vagas de estágio

O processo seletivo contempla 60 vagas para estudantes de Direito, além de cadastro de reserva. As inscrições foram abertas no dia 19 de maio e seguem até 1º de junho, exclusivamente pelo site da Fundação CEFET Bahia (www.cefetbahia.org.br). A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e deve ser paga até 2 de junho. A prova será aplicada no dia 15 de junho de 2025, às 8h30, com locais em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus e Vitória da Conquista. O resultado final está previsto para o dia 3 de julho.

Também está em andamento um processo seletivo para estágio de nível médio e técnico, voltado apenas para Salvador. São 23 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, nas áreas de administração, contabilidade, logística e informática. As inscrições ocorrem no mesmo período e site. A prova também será realizada em 15 de junho, exclusivamente na capital.

Papel do estagiário

Para o defensor público, o estágio tem papel fundamental na rotina da instituição. “É uma via de mão dupla. Os estagiários aprendem conosco, mas também contribuem muito para o bom funcionamento do serviço público. Muitos deles desempenham funções com a mesma excelência de servidores efetivos”, declarou.

João Gabriel também reforça que a experiência prática na Defensoria Pública é um diferencial para quem pretende seguir carreira no serviço público, especialmente no sistema de Justiça. “Eu mesmo já passei pelo Judiciário e pelo Ministério Público. A Defensoria tem uma missão institucional voltada à promoção dos direitos humanos, e essa vivência transforma o olhar dos estudantes para a realidade do nosso país.”

Além do conhecimento técnico, o estágio também desenvolve aspectos humanos e éticos nos estudantes. “Eles aprendem a cumprir prazos, a respeitar hierarquias e, principalmente, a lidar com pessoas invisibilizadas pela sociedade. Isso contribui tanto para sua formação profissional quanto para o seu crescimento pessoal”, destacou.

João Gabriel lembra que muitas lideranças atuais do sistema de Justiça passaram pela Defensoria como estagiários. “É uma excelente porta de entrada para quem deseja seguir na área, pois oferece uma visão aprofundada do funcionamento da instituição e prepara o estudante para os desafios futuros.”

Com informações: Onildo Rodrigues

Por: Mayara Nailanne

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.