A equipe do Conectado News recebeu diversas reclamações de moradores do bairro Campo do Gado, em Feira de Santana, sobre um forte mau cheiro que tem afetado a rotina da comunidade. Segundo os relatos, o odor exalado pelo matadouro da região é insuportável e pode ser sentido a quilômetros de distância, provocando incômodo constante para quem vive nas imediações.
Diante das queixas, a reportagem procurou a Secretaria Municipal de Agricultura para saber quais medidas estão sendo adotadas. O titular da pasta, Silvaney Araújo, confirmou que o problema já está sendo acompanhado pela gestão municipal. “Recebemos ligações de moradores e já marcamos uma visita ao local, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, para fazer um levantamento e entender a origem do mau cheiro. Estivemos recentemente no campo do gado e identificamos que realmente há um odor muito forte. Vamos cobrar providências do empresário responsável”, afirmou o secretário.
De acordo com Silvaney, o problema foi ocasionado por uma falha técnica na linha de produção da empresa responsável por recolher restos de carcaças e materiais de açougue em várias regiões da Bahia. Esses resíduos são transformados em farinha de ossos, carne e biodiesel. “Houve um problema em uma das máquinas, e parte do material ficou armazenado por mais tempo que o ideal, entrando em processo de putrefação. Quando foi feita a retirada para o aterro sanitário, esse resíduo acabou liberando um cheiro muito forte”, explicou o secretário.
Ainda segundo ele, o empresário já iniciou algumas intervenções para minimizar os impactos. No entanto, a gestão municipal continuará monitorando a situação e cobrando ações efetivas para resolver o problema.
A população da região não esconde a insatisfação. Erlon Miranda, morador da localidade da Ponte do Rio Branco relatou os transtornos causados pelo odor. “Temos um problema grave aqui, que é esse mau cheiro do Campo do Gado. O cheiro afeta todo mundo. É tão forte que até dificulta a gente se alimentar ao meio-dia. Ontem mesmo vocês estiveram aqui e sentiram. Isso não pode continuar. Prejudica a saúde, o bem-estar, o coletivo. Quem visita a gente pensa até que o cheiro vem das nossas casas, do nosso terreno. Parece bicho morto ao redor, mas é da empresa do Campo do Gado”, desabafou.
Silvaney Araújo reforçou que a Secretaria de Agricultura está atenta e que novas visitas técnicas, em conjunto com o Meio Ambiente, serão realizadas ainda esta semana. “Vamos acompanhar de perto, entender melhor o processo e garantir que esse tipo de situação não volte a acontecer. Os moradores podem continuar nos cobrando, que estamos à disposição para buscar a melhor solução para Feira”, garantiu.
Com informações: Luiz Santos
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 18° Máx. 24°
ChuvaMín. 16° Máx. 26°
Tempo limpo