Sábado, 07 de Junho de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana OAB/Feira

Advogados são suspensos pela OAB Feira; Saiba os nomes

Feira de Santana

07/04/2025 10h31 Atualizada há 2 meses
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Reprodução site
Reprodução site

Por Hely Beltrão

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Subseção Feira, suspendeu temporariamente os advogados Leonardo Brito dos Santos Cabral e Marcos Leone Lavine. Segundo informações da coluna Etc&Tal, do jornalista Marcílio Costa, Leonardo seria reincidente na conduta de apropriação dos recursos dos clientes, mesmo tipo de conduta pela qual foi condenada a advogada Odejane Lima Franco. A suspensão pode durar entre 30 dias a 01 ano.

Relembre: TJBA mantém condenação de advogada feirense acusada de se apropriar de dinheiro de cliente

Justiça mantém condenação de advogada feirense por apropriação de bem alheio

Advogada feirense perde mais uma na justiça

Justiça rejeita argumento da defesa e mantém condenação de advogada feirense

Saiba posicionamento da UEFS após sentença judicial que condenou advogada

A presidente da OAB/Feira, a advogada Lorena Peixoto, contou ao Conectado News como se dá o processo de suspensão, que segundo ela, é uma medida preventiva ocorrida antes da conclusão da apuração do fato.

"Todas as vezes em que colegas advogados estão envolvidos em situações de um exercício profissional que compromete o código de ética e fere a boa conduta, o cliente que se diz lesado, pode buscar a OAB, seja através do site ou da própria subseção e formalizar uma representação, que seria exatamente a veiculação de uma situação em que o advogado está envolvido em uma conduta conduta irregular. Ao recepcionar essa representação, encaminhamo ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/BA, órgão especializado para a apuração da conduta daquele profissional, formado por colegas que analisarão com muito critério essa situação, com o direito ao contraditório e ampla defesa. Após essa apresentação, ocorrerá um procedimento disciplinar administrativo sigiloso, para verificar se existe ou não a conduta lesiva e se haverá ou não punição por parte da OAB, é importante salientar, que em determinadas situações existe a possibilidade de se buscar essa medida administrativa preventiva, algo que tem acontecido muito desde a gestão anterior, inclusive uma medida nova, é a suspensão do advogado durante um determinado período de forma preventiva, o que não significa que o processo administrativo disciplinar e ético já foi concluído. No meu entender, essa é uma medida muito positiva, é uma inovação trazida pelo Regimento e de aplicação aqui na Seccional Bahia, porque precisamos agir corretamente em todas as situações, não apenas com os clientes, mas também com o colega no processo, pois essas condutas dizem muito sobre a nossa atuação, sobre o profissional que somos, por isso, é importante que o advogado ao atender um cliente e conduzir um processo, esteja certo de que precisa agir da vida melhor forma, dentro da lei, de forma a ética e honesta, porque caso falhe no seu exercício profissional nas questões éticas, será avaliado em um processo disciplinar".

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
lingua ferinaHá 2 meses feira de Santana esse Leonardo ai é picareta, malandro,tentei registrar uma queixa dele na oab,dei 5 viagens la e eles blindandando o cara e nao consegui
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Feira de Santana, BA
Atualizado às 15h03
28°
Parcialmente nublado

Mín. 19° Máx. 28°

28° Sensação
2.98 km/h Vento
49% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/06)

Mín. 18° Máx. 28°

Parcialmente nublado
Amanhã (09/06)

Mín. 17° Máx. 29°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio