Por Onildo Rodrigues e Hely Beltrão
Rodoviários que trabalharam nas empresas 18 de Setembro e Princesinha em Feira de Santana realizaram uma caminhada na tarde desta terça (1), iniciada nas proximidades do Terminal Central, para protestar pelos 10 anos que lutam para receber os direitos trabalhistas. As empresas atuaram na década de 2010, quando romperam o contrato e encerraram o serviço no município alegando falência.
Em entrevista ao Conectado News, o rodoviário Renato Bispo, afirmou que a categoria foi abandonada pela Justiça e que o sindicato nada fez trabalhadores.
"A data de 1º de abril não foi escolhida por acaso, é conhecida como o dia da mentira, estamos aqui celebrando uma mentira que dura 10 anos, passando por apertos e necessidades por falta do cumprimento da Justiça, fomos esquecidos há 10 anos, por isso nos juntamos para lutar por nossos direitos. As empresas faliram, foram embora e deixaram alguns veículos velhos, não sei o que foi feito com eles, não pagaram nossos direitos trabalhistas, recebemos apenas o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que estava liberado, onde uma instituição fez parceria com a Caixa Econômica e liberaram o valor para saque, porém, nenhum direito trabalhista".
Justiça do Trabalho
"Os nossos processos estão bloqueados na Justiça do Trabalho, esquecidos, foram concedidas algumas cartas de crédito, estamos habilitando um novo processo, ou seja, começando do zero, porque agora teremos que habilitá-lo".
Sindicato
Pedimos ajuda ao sindicato, uma vez que eles têm condição de nos ajudar, mas na prática não existe negociação, não estamos sabendo de nada, somente na segunda (31) através de uma entrevista que o presidente Alberto Nery concedeu no Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM, mas, se passaram 10 anos e nada foi dito, atualmente que falaram algo que chamou atenção. Hoje estamos juntos, apenas rodoviários, sem nenhum presidente ou diretor, somos todos iguais, estamos lutando sozinhos.
Prefeitura
"Não buscamos o poder público, estamos fazendo isso agora, queremos sim uma conversa com o prefeito José Ronaldo (UB), afinal de contas, a maioria de nós votaram nele, precisamos do seu apoio".
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas