Domingo, 16 de Março de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Empréstimo

Prefeitura de Feira pede autorização para mais um empréstimo

O secretário destacou que Feira de Santana tem margem para contrair o empréstimo, respeitando os limites fiscais.

13/03/2025 10h30 Atualizada há 3 dias
Por: Mayara Naylanne
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (13), o secretário de Planejamento de Feira de Santana, Carlos Brito, participou do programa Levante a Voz, na rádio Sociedade News FM, para esclarecer detalhes sobre o projeto que solicita um empréstimo de R$ 200 milhões. O valor será destinado a obras de infraestrutura no município.

Segundo o secretário, a proposta busca complementar uma operação financeira já em andamento, financiada por recursos externos. "A capacidade de investimento do município com recursos próprios é muito limitada. Por isso, torna-se necessário captar esses recursos para execução das obras", explicou Brito.

Leia também : "A presidente da Câmara não é engenheiro para fazer essa exigência", diz Colbert Martins sobre críticas ao pedido de empréstimo enviado a Câmara

"Precisamos de investimentos urgentes em drenagem urbana", diz Colbert Martins, sobre pedido de empréstimo

O secretário destacou que Feira de Santana tem margem para contrair o empréstimo, respeitando os limites fiscais. "Nosso teto de endividamento é de até 60% da receita corrente líquida, que hoje é de aproximadamente R$ 2,5 bilhões. Com as duas operações financeiras em curso, atingiremos apenas 32% desse limite, mantendo a capacidade de pagamento do município", afirmou.

Os recursos serão aplicados em diversas obras de infraestrutura, incluindo:

  • Pavimentação de centenas de ruas, especialmente em áreas com asfalto desgastado, com duração de 20 a 40 anos;

  • Ampliação da Avenida Fraga Maia, que será estendida até a BR-116 Norte;

  • Melhoria da drenagem urbana, para evitar alagamentos crônicos em pontos como a Cristóvão Barreto e a Maria Quitéria;

  • Urbanização e desenvolvimento de novas regiões, como Matinha, Papagaio, São José e Humildes;

  • Construção de uma estrada vicinal ligando a BR-101 ao Campestre, no distrito de Humildes;

  • Criação de uma central de monitoramento de cheias, para alertar moradores sobre riscos climáticos via SMS.

Carlos Brito explicou que, caso aprovado, o empréstimo seguirá os trâmites burocráticos. "O processo passa pelo Tesouro Nacional e pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. A previsão é de que as grandes obras comecem no segundo semestre deste ano. Algumas intervenções, como a requalificação da Avenida Artêmia Pires, devem ser iniciadas antes, pois já possuem projetos executivos prontos."

O secretário também destacou a parceria com a Embasa para coordenar a execução das obras de pavimentação e saneamento. "Estamos ordenando as etapas para que a Embasa conclua as redes de esgoto antes da pavimentação, evitando que o asfalto seja danificado posteriormente", concluiu.

Com informações: Luiz Santos 

Por: Mayara Nailanne 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
INCOMPETÊNCIA TOTALHá 3 dias Feira de Santana O insubstituível CARLOS BRITO, foi o idealizador junto com Zé CORONÉ do FAMIGERADO BRT (90 MILHÕES PELO RALO), TAMBÉM DOS VIADUTOS COM UMA PISTA SÓ ( LOGO DEPOIS OUTRA LICITAÇÃO PARA DUPLICAR COM COBÉ) ,JUNTO COM COBÉ INVENTARAM O PÉSSIMO NOVO CENTRO, LIBEROU AS CONSTRUTORAS PARA FAZER O QUE BEM QUIS, AGORA QUER MAIS DINHEIRO,ALEGANDO NOVAS OBRAS, E A PREOCUPAÇÃO DELE E DO CORONÉ É A ARTÊMIA PORES, QUE SEGUNDO ELE ESTÁ O MAIOR PIB DE FEIRA, OLHE QUE ZÉ CORONÉ ESTÁ COM A MAIORIA DOS EDIS HAHA
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.