A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), a Operação Metafanismo, que investiga o desvio de máquinas e implementos agrícolas do pátio da Coordenação Estadual do DNOCS na Bahia (CEST-BA), ocorrido entre 2019 e 2021.
As investigações apontam a existência de um esquema envolvendo servidores do órgão e particulares, no qual equipamentos destinados a associações de agricultores familiares eram vendidos ou desviados para terceiros. O caso configura, em tese, o crime de peculato.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo investigado forjava processos administrativos para justificar a saída dos equipamentos do DNOCS. Nos documentos, era indicada uma associação de produtores rurais ou de agricultura familiar como destinatária, mas as investigações revelaram que essas associações não tinham conhecimento da transação. Os maquinários, na realidade, eram desviados para terceiros sem qualquer vínculo com as entidades.
Durante as investigações, a Polícia Federal já conseguiu recuperar alguns equipamentos desviados e segue apurando novas provas sobre a estrutura da organização criminosa e a localização dos itens restantes.
Nesta quarta-feira, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador (7), Simões Filho (1) e América Dourada (1). As ordens foram expedidas pela Justiça Federal de Salvador/BA e contaram com a participação de 35 policiais federais.
Os envolvidos podem responder pelos crimes de peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Mín. 22° Máx. 36°
Mín. 22° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas