Terça, 01 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Carnaval Luiz Caldas

Luiz Caldas celebra 40 anos do Axé Music e exalta legado do trio elétrico

m entrevista, o criador do Axé relembra o impacto do Disco Magia, destaca a força do movimento e confirma presença na Micareta de Feira.

03/03/2025 10h47
Por: Mayara Naylanne
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Luiz Caldas celebra 40 anos do Axé Music e destaca a evolução do movimento que revolucionou o Carnaval de Salvador. Em entrevista ao ao Conectado News, ele relembra o impacto do Disco Magia lançado em 1985, que trouxe um novo modelo musical para a festa baiana e impulsionou seu crescimento. "Fico muito feliz e honrado, porque o Disco Magia determinou um novo modelo de música para o Carnaval de Salvador. Esse modelo foi bem aproveitado e ajudou o Carnaval da Bahia a crescer assustadoramente, no bom sentido", afirma o cantor.

O mundo hoje visita o Carnaval de Salvador, e o Axé Music tem uma grande participação nesse fenômeno. Para Luiz Caldas, o movimento não se consolidou apenas pelo seu sucesso individual, mas também pela contribuição de diversos artistas. "Estou muito feliz nesse momento de celebração dos 40 anos do meu filho, vamos dizer assim", brinca.

Este ano também marca os 75 anos do Trio Elétrico, invenção que, segundo ele, foi essencial para o nascimento do Axé Music. "O Axé Music nasce do Trio Elétrico. Quando subi no Trio Elétrico Tapajós em 1979 e gravei minha primeira música, Oxumalá, eu acredito que ali o embrião do Axé Music começou a se manifestar. Conseguimos unir a força da música de matriz africana com as guitarras elétricas de Armandinho, Pepeu e as minhas, criando essa pulsação maravilhosa da música baiana".

Para ele, o Trio Elétrico é um dos maiores legados culturais da Bahia, do Brasil e do mundo. "Você pode olhar hoje em qualquer lugar do planeta e tem um trio fazendo festa". No momento, a celebração dos 40 anos do Axé Music e dos 75 anos do Trio Elétrico agita o Circuito Barra-Ondina, com festa garantida até a Quarta-feira de Cinzas. "Agora a gente só para na quarta!", brinca Luiz Caldas.

Antes de encerrar, Luiz Caldas manda um recado especial para Feira de Santana, sua cidade natal, e confirma sua presença na Micareta. "Claro que sim! Estarei na minha terra junto com vocês. Um beijo de coração e tamo junto!", finaliza.

Reportagem: Reginaldo Júnior

Texto: Mayara Nailanne

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.