Por Luiz Santos e Hely Beltrão
Publicamos diversas reportagens em nosso site relatando as inúmeras dívidas deixadas pelo ex-prefeito Colbert Martins (sem partido) e que agora são responsabilidade do atual prefeito José Ronaldo de Carvalho (UB). Desses débitos, um dos que mais se destaca é a falta do pagamento de artistas locais que se apresentaram em eventos como a Micareta de Feira 2024 e a Festa do Vaqueiro de Ipuaçu e de Tiquaruçu.
Relembre a série de reportagens sobre os débitos deixados pela gestão passada:
Justiça nomeia perito para avaliar dívida da Prefeitura de Feira com empresa de limpeza pública
Zé Ronaldo poderá herdar dívida milionária da gestão Colbert Martins; Entenda
“Não é prioridade”, diz José Ronaldo sobre quitar débitos da gestão passada
Motoristas da coleta de lixo em Feira de Santana paralisam atividades
Funcionários da Policlínica do Parque Ipê paralisam atividades por atraso de salários e FGTS
Profissionais de saúde da Policlínica do Tomba estão há dois meses sem salário, diz nota
Colbert Martins deixa prefeitura com dívida milionária em Feira
O vereador Galeguinho SPA (UB), que também atua no ramo musical, pediu em entrevista concedida ao Conectado News, que a atual gestão tenha sensibilidade e quite os débitos com os artistas, mesmo reconhecendo que são do governo anterior. O vereador também é autor de um projeto de lei que obriga a Prefeitura a pagar 50% do cachê do artista antes da apresentação.
"É um segmento que entendo bem, são 24 anos me apresentando na noite de Feira de Santana, trabalhando 100% dentro da cidade, e todas as vezes em que artistas locais se apresentam no município só recebem em um prazo entre 30 a 60 dias, infelizmente, devido a gestão anterior, deixou 90% dos artistas feirenses sem receber, isso não só a Micareta, mas também de outros eventos tradicionais da cidade, como a Festa do Vaqueiro de Tiquaruçu e Ipuaçu, São João, esses artistas precisam receber o seu cachê, foram pessoas que se dedicaram, ensaiaram, se preparam para a apresentação, emitiram nota fiscal, já pagaram o imposto e estão a ver navios. Faço um apelo ao prefeito José Ronaldo (UB), que tenha sensibilidade e se coloque nos lugar desses artistas, a verba veio, pois ninguém faz evento sem dinheiro, precisamos ter um cuidado com esses artistas que levam o nome de Feira de Santana para os quatro cantos do Brasil. É inadmissível um ano após outro isso ser tratado como se nada estivesse acontecendo, como representante da classe, estarei expondo o assunto na tribuna e nos meios de comunicação, a fim de solucionar isso o mais rápido possível".
Solução
"O único meio, caso a Prefeitura não queira assumir os compromissos da gestão passada, é ingressar com ação no Ministério Público da Bahia (MPBA) contra o Executivo, infelizmente os artistas ficam com receio de represálias, dar a cara a tapa e ficar sem tocar nos eventos que ocorrem no município. Mas, como sempre digo: povo unido, dificilmente será vencido”, se os músicos fizerem um motim se recusando a tocar na Micareta, acredito que serão chamados para conversar e resolver a situação".
Mín. 18° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsas