Por Luiz Santos e Hely Beltrão
Após as eleições municipais de 2024, que culminaram com a vitória de José Ronaldo de Carvalho (UB) para exercer o quinto mandato como prefeito de Feira de Santana, mesmo após o pleito, ja se especulava sobre suas pretensões para 2026, como a possibilidade de candidatar-se ao Senado Federal. Até aquele momento, tudo não passava de boato.
Como na política nada é, tudo pode ser, em entrevista ao Programa Altos Papos, com Valdeir Uchoa na Rádio Princesa FM 96.9, concedida na terça (11), o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, deixou em aberto a possibilidade do prefeito de Feira, José Ronaldo (UB) concorrer a qualquer cargo na majoritária em 2026, ou seja, para governador ou Senado Federal. Uma fonte nos revelou que o deputado estadual Adolfo Viana (PSDB), tem declarado que José Ronaldo é o seu candidato.
"Zé Ronaldo é um quadro que está preparado para qualquer desafio, em 2018 quando era prefeito de Salvador, fui a Feira de Santana, tinha naquele momento a prioridade e o desejo do meu partido em ser candidato a governador e compreendi que não podia renunciar, não pensei duas vezes, olhei para o meu grupo, para os deputados e prefeitos e entendi que o nome mais preparado para encarar esse desafio era o de José Ronaldo de Carvalho, no dia seguinte ao anúncio de que não renunciaria, fui à Feira apresentar seu nome como pré-candidato a governador da Bahia. Acompanhamos a campanha de 2018, Zé Ronaldo sempre uma pessoa muito próxima, me estimulou bastante em minha primeira candidatura a prefeito de Salvador, hoje ele é um conselheiro para mim, uma pessoa que tem abertura para colocar as opiniões, me critica e questiona como tem que ser, porque não adianta só ter pessoas que me elogiem. Zé Ronaldo tem condições de ser o que ele quiser, não posso dizer que é um nome para 2026, pois, como não combinei isso com ele, depois começarão a especular que Zé Ronaldo vai renunciar, não posso entrar nesse barulho, não tratamos desse assunto, não há por enquanto nenhuma especulação sobre nomes para 2026, acredito que isso tudo deve ser trabalhado com calma ao longo de 2025, antes de falar em nomes, precisamos falar em projetos, estamos numa fase de planejamento, construiremos uma agenda no interior para discutir a Bahia, essa será a nossa prioridade para 2025, Ronaldo é um dos maiores líderes do nosso grupo, terá em qualquer circunstância um papel decisivo na eleição e ele pode jogar em qualquer posição do time basta ele querer, além de tudo, tem a seu lado o vice-prefeito Pablo Roberto, pessoa a quem eu quero muito bem, secretário de Educação de Feira de Santana, deputado estadual dinâmico, trabalhador, uma jovem promessa da política do município que já se torna uma realidade, acompanhei a eleição no passado, vi o empenho de Pablo, sei que ele fará o melhor trabalho possível na Secretaria de Educação. Temos um grupo político forte em Feira, dos nossos vereadores e lideranças, que no tempo certo vão se ajustar, para se Deus permitir, participar ativamente desse processo de mudança política no estado da Bahia".
Estas declarações por si só, são problemáticas, pois podem causar um racha no grupo, uma vez que o vice-prefeito e secretário de Educação do município, Pablo Roberto (PSDB), já lançou sua pré-candidatura a deputado federal. Ao Conectado News, Pablo disse não ver problemas nas declarações citadas acima encarando-as como algo natural devido a musculatura política de José Ronaldo. Pablo foi enfático ao afirmar que mantém a sua pré-candidatura.
"Quando ACM Neto faz referências a José Ronaldo, é por conta da sua biografia e sua história, no meu entendimento, faltando ainda dois anos para as eleições, não tem nenhuma conexão com participação ou não, fico com o discurso de Ronaldo neste momento, de que cumprirá o mandato, que fará os quatro anos na gestão da Prefeitura de Feira, e que qualquer conversa neste sentido não passa de gestos de reconhecimento da sua história e sua envergadura política. A minha candidatura a deputado federal está mantida e continuaremos conversando com a população feirense, com o grupo e com outros municípios também, entendo que o município precisa reforçar a sua bancada de deputados federais e tenho colocado meu nome à disposição para essa discussão", disse.
Mín. 17° Máx. 21°
Mín. 17° Máx. 26°
ChuvaMín. 16° Máx. 27°
Chuvas esparsas