Segunda, 18 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Política Critica a Lula

Ministro israelense critica governo Lula após investigação sobre soldado

A mensagem, dirigida ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), trouxe a opinião de Chikli sobre o caso

06/01/2025 07h45
Por: Mayara Naylanne Fonte: Metro 1
Foto: Israel Defense Forces
Foto: Israel Defense Forces

O ministro israelense responsável pelos Assuntos da Diáspora e pelo Combate ao Antissemitismo, Amichai Chikli, expressou críticas ao governo de Lula (PT) em uma carta. A publicação ocorreu após a Justiça brasileira ordenar uma investigação contra um soldado israelense que estava de férias no Brasil.

 A mensagem, dirigida ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), trouxe a opinião de Chikli sobre o caso. “O fato de que o Judiciário brasileiro, com apoio do presidente Lula, se envolva com indivíduos com visões tão extremas – especialmente enquanto nos aproximamos do 80° aniversário da libertação de Auschwitz – é uma vergonha para o povo brasileiro”, diz trecho da carta. 

Ao se referir a “indivíduos com visões tão extremas”, Chikli cita a Fundação Hind Rajab (HRF), que, representada por advogadas brasileiras, protocolou uma denúncia contra o soldado israelense Yuval Vagdani, acusado de possíveis crimes de guerra na Faixa de Gaza, território palestino.

A Justiça Federal determinou que a Polícia Federal (PF) investigue um soldado israelense que atualmente está no Brasil, acusado de supostos crimes de guerra cometidos na Faixa de Gaza. A decisão foi tomada pela juíza federal Raquel Soares Charelli, da Seção Judiciária do Distrito Federal, durante o plantão do dia 30 de dezembro de 2024.  

O soldado israelense é acusado de envolvimento na destruição de um quarteirão residencial na Faixa de Gaza, utilizando explosivos fora de situação de combate, em novembro de 2024. Segundo a denúncia, as casas serviam de abrigo para palestinos deslocados internamente devido à guerra entre Israel e Hamas. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.