Segunda, 09 de Dezembro de 2024
(75) 99168-0053
Bahia Chuvas

Acumulado de chuva em Salvador é o triplo esperado para o mês

Sirenes foram acionadas em 14 localidades e pelo menos uma pessoa morreu após um deslizamento de terra

27/11/2024 12h50
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Bombeiros atuam na Baixa dos Sapateiros após desabamento de imóvel que estava abandonado — Foto: TV Bahia
Bombeiros atuam na Baixa dos Sapateiros após desabamento de imóvel que estava abandonado — Foto: TV Bahia

Fonte: G1 Bahia

Deslizamentos de terra, desabamentos e alagamentos: a chuva segue causando transtornos em Salvador nesta quarta-feira (27). Segundo a Defesa Civil (Codesal), o acumulado de água no mês ultrapassou 319 mm. O valor é praticamente o triplo do que era esperado para todo mês de novembro, em que a média histórica era de cerca 108 mm.

Os números comprovam que esse é o novembro mais chuvoso desde 1961. Com o temporal, foram registrados deslizamentos de terra em encostas nos bairros de Saramandaia e Pernambués. Até 12h desta quarta, há registros de um morto e quatro feridos nestes deslizamentos.

Entre as pessoas que ficaram soterradas, está uma criança de seis anos que foi resgatada com vida e levada para uma unidade de saúde. O Instituto nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo relacionado ao acumulado de chuvas para Salvador, Região Metropolitana, Feira de Santana e outras cidades próximas.

Como a chuva segue intensa, há risco de desabamentos e deslizamentos de terra em diversos pontos da cidade. Por causa disso, as sirenes de 14 localidades foram acionadas entre terça e esta quarta:

    Mamede, Alto da Terezinha
    Bom Juá
    Irmã Dulce, Cajazeiras 7
    Mangabeira I, Cajazeiras 8
    Mangabeira II, Cajazeiras 8
    Calabetão
    Vila Picasso, São Caetano
    Creche, Castelo Branco
    Moscou, Castelo Branco
    Vila Sabiá, Liberdade
    Voluntários da Pátria, Lobato
    Baixa do Cacau, São Caetano
    Bosque Real, Sete de Abril
    Olaria

Quando as sirenes são acionadas, a orientação é que moradores deixem as suas casas e procurem um local seguro. Também na manhã desta quarta, uma árvore caiu na região de Ondina e atingiu uma academia. O local estava em funcionamento no momento do acidente, mas ninguém ficou ferido. Além disso, pontos de alagamento estão sendo registrados em várias localidades da cidade.

Na noite de terça-feira (26), um casarão desabou na Avenida JJ Seabra, na Baixa dos Sapateiros. O local estava vazio e ninguém ficou ferido. Ainda na noite de terça-feira, um deslizamento de terra deixou uma idosa presa dentro de casa. Ela precisou ser resgatada pelos bombeiros e foi atendida por uma equipe médica. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

Transportes suspensos

As travessias Salvador - Mar Grande e Salvador - Morro de São Paulo estão suspensas desde segunda-feira (25). Quem precisa acessar a Ilha de Itaparica pode usar o ferry-boat, que segue em funcionamento.

Todos os ascensores da cidade estão com funcionamento suspenso: Plano Inclinado Gonçalves, Plano Inclinado Pilar, Plano Inclinado Liberdade - Calçada e o Elevador do Taboão. A informação foi confirmada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

A Linha B3 do BRT Salvador está com a circulação suspensa devido o alagamento entre a Rua Marcos Freire e o Caminho das Árvores.

Desabamento Baixa dos Sapateiros

Imóvel desaba e avenida é interditada na Baixa dos Sapateiros, em Salvador

O casarão desabou parcialmente, por volta das 20h10 de terça-feira. Desde então, um trecho da Avenida José Joaquim Seabra está interditado e o fornecimento de energia elétrica está interrompido na região. Segundo o Corpo de Bombeiros, há riscos de novos desabamentos na região.

O prédio de três pavimentos era comercial, mas estava vazio. Há cerca de um mês, uma loja que funcionava no térreo foi fechada. Nesta quarta, ainda é preciso fazer o escoramento da estrutura remanescente e a limpeza dos escombros, que ficaram espalhados pela pista. Apesar disso, os bombeiros estão impossibilitados de trabalhar devido as fortes chuvas. Os ônibus que passam pelo local estão indo apenas até a Aquidabã.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.