Sábado, 20 de Julho de 2024
(75) 99168-0053
Feira de Santana Saúde

Entenda o que é a violência obstetríca e porque as mulheres pretas são mais sujeitas a tal situação

Enfermeira e professora Ellen Alcântara discute as causas e consequências da violência obstétrica, enfatizando disparidades raciais

09/07/2024 15h54 Atualizada há 2 semanas
Por: Heber Araujo Fonte: Conectado News
Imagem da internet
Imagem da internet

Em entrevista ao programa Levante a Voz, que aconteceu nesta terça-feira (9), a enfermeira e professora, Ellen Alcântara, que é mestre me saúde da mulher, debateu sobre as formas em que a violência obstetrícia se apresenta. Segundo ela, as mulheres negras têm o dobro de chances de sofrerem algum tipo de violência obstétrica.

E pesquisas feitas por universidades, assim como a professora realizou no Instituto Fernandes Filgueiras Fiocruz RJ, revelou as desigualdades na assistência no período pré natal,parto e puerpério e que a taxa de mortalidade nesses períodos obstétricos são maiores entre as mulheres negras.

Sobre as causas que levam a violência obstétrica, Alcântara afirmou que são ações direcionadas para mulher, onde ela pode se sentir inferior, constrangida entre outras ações. A enfermeira reforçou que a mulher pode não perceber que sofreu uma violência, mas o profissional sabe muito bem quais ações podem ser prejudiciais para as mulheres grávidas.

Leia também: Mulheres pretas têm o dobro de risco de morrer durante ou após parto, aponta estudo

O racismo estrutural atrelado ao institucional é o principal fator que impacta no acesso aos serviços de forma igualitária para as mulheres. Segundo Ellen, o cuidado direcionado a uma mulher negra  não é o mesmo para uma branca, infelizmente. A enfermeira diz ainda que o controle social ajuda a resolver questões como estas e reforça que as políticas públicas para as mulheres no Brasil tem tido impacto positivo para saúde delas.

Reportagem: Luiz Santos e Héber Araújo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.