Domingo, 26 de Outubro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Denúncia

Após denúncia do Conectado News, CRF pede impugnação de edital de concurso público de município baiano

Serra Preta

13/03/2024 16h25 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Reprodução Site UNIT
Reprodução Site UNIT

Profissionais da área de farmácia procuraram o Conectado News na tarde de terça (12), para fazer uma denúncia a respeito do baixo salário informado no edital do concurso público da Prefeitura Municipal de Serra Preta, R$ 1.650,00 por 30 horas, que diverge dos valores de referência informados no site do CRF (Conselho Regional de Farmácia).

Após a grande repercussão e de sermos informados no dia da publicação da matéria por um preposto do Conselho, que eles não tratavam a respeito de questões salariais, que esta era uma atribuição do sindicato, o CRF enviou nota ao Conectado News, afirmando que entrou com um pedido de impugnação do edital do concurso e disse ainda que, apesar de ser uma atribuição do sindicato, que também luta por uma remuneração justa para os profisionais da categoria.

Em resposta à matéria publicada no site Conectado News, na terça-feira (12), o Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) esclarece que tem atuado de forma veemente para promover a valorização e defender uma remuneração justa para os profissionais farmacêuticos baianos.  No que se refere ao edital do concurso público, divulgado recentemente, pela prefeitura da cidade de Serra Preta, que oferece para o cargo de farmacêutico remuneração no valor de R$ 1.650,00, para 30 horas semanais, o CRF-BA informa que já ingressou com pedido de impugnação do mesmo. 

Embora os acordos e convenções coletivas de trabalho, referentes às atividades da profissão farmacêutica, sejam firmados entre o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Bahia (Sindifarma/BA) e os sindicatos patronais, o CRF-BA tem se posicionado e agido de maneira contundente para defender os interesses da classe.  Devemos ressaltar que não existe piso salarial para o farmacêutico que atua no serviço público, entretanto, há um Projeto de Lei em trâmite no Congresso Nacional para estabelecer o piso nacional para a categoria. O CRF-BA, juntamente com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), tem atuado fortemente, no Congresso, em busca da aprovação do Projeto. 

É necessário informar também que, em situações semelhantes a essa, é importante que os profissionais farmacêuticos encaminhem denúncias para a Ouvidoria do CRF-BA, por meio do site (www.crf-ba.org.br). As informações compartilhadas são sigilosas.

Reportagem: Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.