Segunda, 26 de Fevereiro de 2024
(75) 99168-0053
Feira de Santana Caso Brayan

Sindicância foi aberta no HEC e na UPA regional para apurar a morte do pequeno Brayan, diz Secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana

Durante entrevista concedida no Carnaval 2024 em Salvador

11/02/2024 16h46 Atualizada há 2 semanas
238
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Luiz Santos
Luiz Santos

Após entrevista coletiva concedida pela equipe do governo do Estado para anunciar o balanço parcial das ações durante os dias de Carnaval na manhã deste domingo (11), a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, conversou com o Conectado News a respeito das ações para Feira de Santana.

Questionamos a secretária sobre as últimas denúncias de mal atendimento realizados pelo Hospital Estadual da Criança (HEC), como a morte do pequeno Brayan Bastos Barreto, de apenas 1 ano e 3 meses, que faleceu no dia 26 de janeiro, após ter o atendimento negado na instituição após não se enquadrar na norma do Hospital, que não atende abaixo dos 39º de temperatura e de outros pais que procuraram a nossa reportagem para relatar situações semelhantes.

Roberta lamentou a morte de Brayan e afirmou que já foram instauradas sindicândias no HEC e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Regional para apurar as responsabilidades.

"Tive conhecimento da morte do Brayan, prontamente tomei providências,quero aqui me solidarizar com a família, de imediato assim que tive conhecimento as duas unidades foram notificadas, tanto a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) quanto o HEC, foi aberta uma sindicância, o processo de apuração para que se verifique os fatos, ainda é precoce dizermos algo, mas assim que tivermos o resultado desta sindicância, adotaremos as medidas possíveis, é precoce acusar profissionais, não me cabe isso, muito pelo contrário, que temos de fazer é apurar os fatos, mas tão logo o caso recaia sobre alguém, as responsabilidades legais, dos Conselhos, cada um responderá, de pronto também, determinamos a inspeção por uma equipe nossa  para verificar os fluxos e protocolos de atendimento das unidades, todo o trabalho foi feito de forma corretiva, claro que isso não traz a vida de Brayan, deixo registrado meus sentimentos e vamos trabalhar para que não aconteçam e esperar o resultado das investigações para que possamos tomar as medidas cabíveis".

Ao ser questionada a respeito da vacinação contra a dengue, Roberta disse que as vacinas destinadas para Feira de Santana deverão chegar neste domingo (11). Sobre a fila da regulação, a secretária diz que há uma melhora nos encaminhamentos, mas não nos apresentou números.

"No que se refere a vacinação contra a Covid, foi feita uma pré-campanha, a princípio aqui em Salvador, mais 10 mil pessoas foram vacinadas, mas ainda é muito pouco no número que nós temos, somente dois milhões de baianos estão vacinados contra a Covid pela vacina Bivalente, por isso temos feito esse chamado, com relação a Dengue, recebemos a primeira remessa da vacina, 70 mil doses foram entregues na quinta (8), essa primeira remessa veio definida pelo Ministério da Saúde para a região de Salvador, há uma expectativa de chegar no domingo (11) para Feira de Santana e Camaçari, lembrando que a vacina não é solução imediata para o combate à dengue, isso é feito com base ao domicílio. No que se refere à regulação, temos números para comprovar, houve a redução, é uma melhoria contínua, o que temos de fazer hoje é trabalhar no tempo de espera desses pacientes na tela, mas, em termos de números de pacientes encaminhados pela regulação, são números completos apresentados ao município de Feira de Santana, Salvador e outros grandes municípios que reconhecem as melhorias decorrentes do trabalho que vem sendo feito", concluiu.

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Tudo conversa bonita.Há 2 semanas Feira de Santana Não dá em nada, e não chega a lugar nenhum, infelizmente a criança faleceu,e os país e familiares vão sofrer o resto da vida, se houvesse justiça no Brasil, até poderia acontecer algo, mas não existe justiça para esses casos, mas a justiça DIVINA existe, e não tardará para os culpados.
Dandraade Há 2 semanas Feira de SantanaVixe, Lombardi apareceu, vcs não reclamaram dizendo que a Bahia tinha uma secretária de saúde virtual/ fantasma? Estar aí, ela existe mesmo.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.