Terça, 27 de Fevereiro de 2024
(75) 99168-0053
Carnaval Carnaval 2024

"Atraso de trios e queda de energia nos preocupa, porque traz repercussão negativa e prejudica a imagem do Carnaval"

Diz o governador Jerônimo Rodrigues a respeito de situações ocorridas no sábado (10)

11/02/2024 14h34 Atualizada há 2 semanas
40
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Fotos Luiz Santos
Fotos Luiz Santos

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT),  em entrevista coletiva neste domingo 11, destacou o potencial turístico do Estado com relação ao Carnaval de Salvador e do interior e se mostrou preocupado com alguns acontecimentos, que segundo ele, podem comprometer a imagem da festa. Segundo Jerônimo 100% dos hotéis e pousadas estão ocupados por baianos e turistas.  "A segurança pública está sendo feita com tranquilidade,"neste quarto dia de carnaval 4.000 itens proibidos foram apreendidos.  "Na noite de sábado 10, houve  a  atraso de  trios, a queda de energia acabou nos preocupando e isso repercute tanto para o governo municipal quanto estadual, gera transtornos e compromete a imagem do Carnaval', diz o governador.

Cultura

O Secretário de Cultura, Bruno Monteiro, destacou a escolha do tema do Carnaval, em homenagem aos 50 anos dos Blocos Afros. "Nessa primeira metade do  carnaval a nossa avaliação é de acerto da escolha do nosso tema, a homenagem aos 50 anos dos blocos afros tem refletido no nosso carnaval de diferentes formas muito positivas, e cumprindo o que almejamos ao escolher o  tema que é uma valorização uma conscientização sobre a importância dos blocos afros para nossa formação cultural e não somente no seu desfile ou que eles produzem no carnaval, mas o seu trabalho de conscientização, o trabalho feito com educação nas comunidades, o  trabalho feito sobre o direito ao território, tudo isso tem sido muito exaltado e não somente pelo visto grandes artistas também é que não são necessariamente oriundos os blocos, mas que tem trazido esse meio de mensagens e das músicas   nas suas apresentações, o que leva uma conscientização muito grande sobre a importância da valorização, o que nos ajuda também numa atualização dessa agenda de que novas gerações tenham conhecimento tem um envolvimento com esses temas,  o retorno tem sido muito positivo, nós vemos o investimento do Ouro Negro de R$ 15 milhões de reais que tem se traduzido em desfiles,   apresentações mais   ricas com mais gente com mais detalhes com mais força contagiando a população e não só isso também gerando uma uma circulação de renda nas comunidades em torno da dificuldade da fabricação das fantasias dos tecidos de todo envolvimento das pessoas que faz o carnaval acontecer", diz o secretário.

Turismo 

 O Secretário  de Turismo,  Luís Maurício Bacellar Batista, disse que  "a Bahia tem uma grande vocação para atividade turística por conta do seu patrimônio arquitetônico colonial, histórico, natural e cultural, além disso, se soma a população fruto de miscigenação de três povos, brancos europeus, negros africanos e indigenas, que nos dçao características especiais, tudo isso atrai visitantes para a Bahia, e o governo ciente disso, preparou o Estado para esse momento. Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Ministério do Trabalho e órgãos das atividades turísticas do país, tem colocado a Bahia na liderança do turismo nacional, uma prova disso é o nosso Carnaval, que é um verdadeiro caldeirão de manifestações culturais, temos aqui blocos independentes, alternativos, afoxés, afro, corda, trio e camarotes, isso tudo temos em Salvador, bem como também no interior, uma diversidade de carnavais com características próprias, como em Maragogipe, onde temos uma mistura do Carnaval europeu de máscaras de Veneza, somados às nossas manifestações afro baianas, todo esse caldeirão de efervescência atrai as pessoas, e a Bahia demais está pronta para fazer o maior Carnaval da história desse estado, os números de chegada de turistas, da ocupação hoteleira e movimentação interna já comprovam isso".

Combate ao turismo sexual

"Temos um trabalho de qualificação dos nossos equipamentos, que recebem durante todo o ano um trabalho de qualificação para prevenir esse tipo de crime dentro dos estabelecimentos turísticos, bem como  a polícia está pronta para repreender e punir estes que teimam em desrespeitar a lei e também ofenderem as pessoas".

Saúde

Sobre a sáude pública a secretária Roberta Silva de Carvalho, afirmou que foram registradas em média 50 ocorrências, sendo a maior demanda  doi encaminahda para o Hospital Geral do Estado.  Foram feitos mais de 4.000 mil testes , com a maior incidência de Sifilis com 71 casos positvos  5% de HIV, vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids. Segundo a secretaria, houve um aumento de doação de sangue. Mais de 500 mil preservativos distribuídos.

Segurança Pública

Para o Secretário Marcelo Werner, este Carnaval é o maior de todos os tempos. "Foi necessário uma intervenção temporária em alguns portais, por termos  respeito e compromisso com a segurança e com a vida dessas pessoas, qualquer tipo de ocorrência de grande proporção seria manchada na história do nosso carnaval, temos um recorde de público e  portais, ontem 10, oassaram pelos  portais mais de dois milhões de pessoas", afirma Marcelo. Um atraso de trios foi constatado, mas  mesmo assim  fizemos a operação monitorando  compliciamneto reforçado, houve  uma tentativa de  homicídio", relata. Conseguimos fazer prisões por conta do policiamento reforçado de inteligência,  policiais infiltrados da Polícia Civil da Polícia Militar, foi apreendido um número  a mais de celulares, inclusive já devolvidos e tem muito celulares que estão ainda em processo de devolução nas delegacias", conta o secretário. "Houve uma redução de mais de 30% de crime contra o patrimônio em comparação ao ano passado, foi registrado aumento  de lesões corporais como foi falado pela secretária Roberta  sendo que   muitas pessoas estão de alta médica", finalizou.

Veja fotos 

Reportagem Luiz Santos e Ana Meire Dias 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.